O técnico Lori Sandri surpreendeu ontem à tarde, quando definiu o Paraná que enfrenta o Engenheiro Beltrão hoje, às 20h30, no Pinheirão. Jogadores antes considerados titulares absolutos deixam a equipe, dando passagem a outros pouco conhecidos – ou lembrados.
Quando o colete amarelo foi entregue ao lateral-esquerdo Edinho, todos esperavam que os demais fossem entregues ao time titular. Ledo engano. Apesar de Edinho ser considerado um dos destaques da equipe, ele não foi relacionado sequer para o banco de reservas. O fato chamou a atenção e cogitou-se a possibilidade de ele ter mudado de idéia e ter assinado com o Botafogo. "Não voltei atrás na decisão de permanecer no Paraná. Foi uma opção do treinador. Estou tão surpreso quanto vocês", disse ele. Na semana passada, ele recusou uma proposta do Botafogo para permanecer na Vila. "É claro que estou chateado. Mas quem decide não sou eu. O lance é trabalhar duro para recuperar a posição." No lugar de Edinho, a opção é Vicente.
Outro que está recuperado de contusão mas não foi relacionado para a partida foi o goleiro Flávio. Na segunda-feira ele disse que ainda sentia dores na coxa, que o tiraram do clássico. Entretanto, ontem participou do jogando na linha, dando até voleio. "Ele está recuperado e pode ser uma opção do treinador. Talvez porque falte a ele ainda toda aquela confiança", afirmou o médico do clube, Rafael Kleinschmit. No lugar de Flávio, Darci joga mais uma vez – ele foi muito bem contra o Roma, no domingo, apesar de a equipe ter saído do estádio Bom Jesus da Lapa derrotada. Outro que deixa o time é Messias, que ontem treinou separadamente para se condicionar melhor fisicamente.
Surpresa
Tristeza de uns, alegria de outros. O lateral-direito Alex, que estreou no decorrer da partida contra o Roma, ganhou a preferência do treinador, desbancando Giuliano e o polivalente Goiano, que vai jogar no meio. "Tudo está acontecendo muito rápido. Estreei no domingo e agora sou titular. Não pensei que fosse acontecer tão rápido, mas estou pronto para a luta. Ganhei bastante experiência na Copinha e isso vai ajudar na hora do jogo", diz o garoto de 19 anos. Com forte característica de apoio, ele acredita que o fato de Lori ter mudado o esquema tático para o 3-5-2 foi decisivo na sua escalação. "É meu jeito de jogar.??
Com a mudança no esquema, quem aparece na equipe é João Vítor, que fará o trio com Lombardi e Alison. "Com essa opção de esquema, ganho uma nova chance. E com dois jogadores com que já atuei nas categorias de base. Por isso, estou tranqüilo."
Além das novidades táticas, o tricolor terá a volta do volante Beto, do meia Goiano e do atacante Renaldo, que joga ao lado do "estreante" Giba. Será a primeira partida que ele começa jogando.
Irmãos. Um no gol, outro no banco
Com Flávio fora do jogo e Darci confirmado na meta, na partida de hoje uma situação inusitada volta a acontecer. Enquanto Darci estiver defendendo a meta paranista, o seu irmão Júlio César, de 18 anos estará sentando no banco de reservas.
"É uma situação curiosa mesmo. Querendo ou não, estou disputando posição com meu irmão", diz Darci, que mesmo tendo 24 anos, pode ser considerado "veterano" na Vila. No clube desde 1996, ele esteve perto de deixar o clube no início do ano. "Eu tinha uma proposta do Juventude e sentia que estava na hora de tentar algo novo." O que o fez mudar de idéia foi o anúncio do desligamento de Flávio do clube. Mas foi só ele desistir de ir para o time de Caxias que Flávio voltou atrás e prorrogou o contrato.
"Foi uma coisa que me deixou chateado, pois é difícil um goleiro reserva conseguir jogar. Mas como já tinha dado minha palavra, fiquei." E a chance veio. No clássico contra o Coxa, Flávio sentiu uma contusão, Darci entrou bem e foi melhor ainda no jogo contra o Roma. "A gente se respeita, mas há uma briga pela posição. É muito bom ter mais o jogo de hoje para tentar me firmar", diz.
No entanto, não é só Flávio que tem sombra. Júlio César, apesar da pouca idade, vem se destacando nos treinamentos. "Ele acabou virando goleiro por acaso. Veio passar férias comigo, jogou pelo infantil e foi contratado. Depois acabou no Malutrom e o trouxeram de volta. Hoje, está tudo em família", brinca Darci.
CAMPEONATO PARANAENSE
Súmula
Local: Pinheirão
Horário: 20h30
Árbitro: Sandro Schmidt
Assistentes: Ismael Ferreira da Fonseca e Sidnei Nairne
PARANÁ CLUBE X ENGENHEIRO BELTRÃO
Paraná
Darci; Fernando Lombardi, Alison, João Vitor; Alex, Beto, Goiano, Tiago Neves e Vicente; Giba e Renaldo. Técnico: Lori Sandri
Engenheiro Beltrão: Junior; Maicon, Anderson, Marcelo e Rodrigo; Hernandes, Reginaldo, Buiú e Rubens Junior; Tóbi e Élton Silva. Técnico: Milton do Ó