Três primeiros colocados na classificação geral da MotoGP, Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo e Marc Marquez confirmaram a ótima fase do motociclismo espanhol e montaram um pódio todo nacional na etapa da Catalunha da categoria, neste domingo, em Barcelona. A vitória foi de Lorenzo pela terceira vez em seis provas no ano.
Na Catalunha, Lorenzo largou em terceiro e venceu praticamente de ponta a ponta para encostar em Pedrosa na luta pelo título da temporada 2013. O piloto da Yamaha foi agora a 116 pontos, contra 123 do rival da Honda. Marquez, com 93, aparece em terceiro, também pela Honda.
O domínio dos espanhóis na temporada da MotoGP é impressionante. Pedrosa foi primeiro ou segundo colocado nas últimas cinco etapas. Lorenzo e Marquez têm cinco pódios cada um também. Assim, só outros dois pilotos terminaram entre os três primeiros em alguma prova da temporada até aqui: Valentino Rossi e Cal Crutchlow.
Neste domingo, em Barcelona, o italiano correu sozinho praticamente o tempo todo para chegar na terceira colocação com a Yamaha. O britânico, seu companheiro de equipe, sofreu queda na sexta volta e abandonou. Crutchlow é o quarto na classificação do campeonato. Rossi agora aparece em quinto.