O espanhol Jorge Lorenzo fraturou a clavícula em uma forte queda durante a segunda sessão do primeiro dia de treinos livres para a etapa da Holanda de MotoGP, em Assen, que acontecerá no domingo. O piloto da Yamaha havia alcançado o melhor tempo do dia na primeira sessão desta quinta-feira, mas perdeu o controle de sua moto na parte de tarde e chocou-se duramente com o chão.

continua após a publicidade

Lorenzo cravou 1min35s263 no treino livre da manhã, quando a pista estava seca. No entanto, uma forte chuva atrapalhou a segunda sessão e acabou causando o acidente do piloto. O espanhol saia de uma curva quando perdeu o controle de sua moto, sozinho, caiu com o ombro esquerdo na pista e deslizou até chegar na grama.

Com a lesão, Lorenzo deixou o circuito holandês de ambulância, sentindo muitas dores no ombro e na mão esquerda. Os primeiros exames confirmaram uma fratura no ombro. O espanhol viajará para Barcelona nesta sexta-feira, onde será submetido a uma cirurgia no local da contusão. Ele está fora da prova desde domingo e o seu tempo de afastamento ainda é incerto.

Por conta da chuva, todos os pilotos cravaram seus melhores tempos na primeira sessão. Atrás de Lorenzo, ficou seu companheiro de Yamaha, o britânico Cal Crutchlow, com a marca de 1min35s613. O espanhol Marc Márquez foi o terceiro, com 1min35s883, enquanto o heptacampeão Valentino Rossi e Dani Pedrosa vieram na sequência, marcando, respectivamente, 1min35s958 e 1min36s034

continua após a publicidade