O espanhol Jorge Lorenzo confirmou o bom momento na temporada e faturou mais uma vitória na MotoGP, neste domingo, na etapa da República Checa. O piloto da Yamaha obteve seu sétimo triunfo em dez corridas e ampliou ainda mais a vantagem na liderança geral do campeonato.
Dani Pedrosa, também da Espanha, chegou em segundo lugar, após largar na pole. A terceira colocação ficou com o australiano Casey Stoner. O italiano Valentino Rossi cruzou a linha de chegada em quinto, distante dos primeiros colocados.
Com mais uma vitória, Lorenzo alcançou os 235 pontos na classificação, 77 à frente do segundo colocado, o compatriota Dani Pedrosa, com 158. Stoner soma 119, Andrea Dovizioso, 115, e Rossi, 101.
Em uma disputa morna, a corrida deste domingo foi marcada pelas poucas ultrapassagens. Pedrosa largou bem, mas não aguentou a pressão dos rivais e caiu para o terceiro lugar antes de completar a primeira volta. Lorenzo assumiu a liderança e pouco foi ameaçado até o final da prova.
Com poucas chances no campeonato, após fraturar a perna, Rossi saiu mal e caiu da quinta para a oitava colocação. Dono de nove títulos mundiais, o italiano se recuperou durante a corrida, mas esteve longe de ameaçar os líderes.
Seu compatriota Andrea Dovizioso chegou a estar na briga pelas primeiras posições, mas sofreu uma perigosa queda na quarta volta e quase gerou um grave acidente. Ele caiu no meio da pista, sem lesões, e correu o risco de ser atropelado pelos demais pilotos. Assim como o italiano, Mika Kallio, Loris Capirossi e Alvaro Bautista não completaram a prova.
A próxima etapa da MotoGP será disputada no final do mês, no dia 29, em Indianápolis, nos Estados Unidos.
Confira os dez primeiros colocados da etapa da República Checa:
1.° – Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 43min22s638
2.° – Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 5s494
3.° – Casey Stoner (AUS/Ducati), 11s426
4.° – Ben Spies (EUA/Tech 3 Yamaha), 13s723
5.° – Valentino Rossi (ITA/Yamaha), 17s930
6.° – Nicky Hayden (EUA/Ducati), 26s815
7.° – Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha), 33s396
8.° – Marco Melandri (ITA/Gresini Honda), 39s406
9.° – Hector Barbera (ESP/Aspar), 39s639
10.° – Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 40s893