O espanhol Jorge Lorenzo confirmou o domínio em Doha, no Catar, e venceu a primeira etapa da temporada 2012 da MotoGP, neste domingo. O piloto fez uma dobradinha espanhola no pódio ao lado de Dani Pedrosa. O atual campeão Casey Stoner, da Austrália, chegou em terceiro lugar.
Com a vitória, Lorenzo coroou seu bom momento no circuito de Losail e desbancou o domínio de Stoner em Doha – o australiano vencera quatro das últimas cinco corridas no Catar, nos últimos anos. O espanhol foi o mais rápido nas sessões livres e no treino classificatório, no sábado. Stoner chegou a se aproximar de Lorenzo na sexta-feira, mas não conseguiu desbancá-lo durante a corrida.
O espanhol cruzou a linha de chegada na frente ao apostar em uma prova estratégica. Ciente do forte desgaste dos pneus na pista de Doha, Lorenzo soube administrar o desgaste para chegar em melhores condições nas voltas finais da corrida.
Largando na pole, ele perdeu a liderança para Stoner na quinta volta e viu o australiano abrir boa vantagem na ponta. Seguido de perto por Pedrosa, Lorenzo manteve a estratégia cautelosa e aproveitou a queda de rendimento do australiano nas últimas voltas para recuperar a primeira colocação.
A ultrapassagem decisiva aconteceu na 18ª volta. Após ser superado por Lorenzo, Stoner continuou a perder ritmo por conta do desgaste dos pneus e também foi ultrapassado por Pedrosa, ficando em terceiro lugar.
A próxima etapa da MotoGP será disputada no dia 29 de abril, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.