Lucimar do Carmo
Finazzi está recuperado de uma virose e volta ao time.

Depois de conviver com um elenco de mais de 50 atletas, o técnico Antônio Lopes começou a ter problemas para montar a equipe titular nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Com as contusões, suspensões, jogadores indo embora e vários ?reforços? não aprovados, o treinador está sendo obrigado a ?buscar soluções? entre os juniores para escalar 11. Mesmo assim, o Delegado garante que não irá pedir contratações e diz que está sendo pago para resolver os problemas.

continua após a publicidade

?A gente está encontrando os substitutos para estes que estão indo embora, já que isso é normal dentro do futebol brasileiro. Os outros clubes agem da mesma maneira e a atual conjuntura do futebol brasileiro está dentro dessa situação?, pondera Lopes. Para ele, não adianta reclamar e o jeito é trabalhar e encontrar as alternativas apropriadas. ?A gente tem que encontrar a solução. Para todos os problemas. A comissão técnica está aí para isso?, aponta.

Nem mesmo as prováveis saídas de Cocito, Etto e Alan Bahia e outras especulações que pairam sobre os jogadores do Rubro-Negro preocupam o treinador. ?Eu estou preocupado é com o trabalho do time. A comissão técnica é paga para isso e os problemas que aparecerem, logicamente, nós temos que resolver?, destaca. Entre esses problemas, estão casos de indisciplina no elenco, mas o Delegado prefere não entrar em detalhes.

?Isso não é problema de diretoria, é problema nosso. Também não é problema para ser tratado publicamente. O que se tem que falar a respeito de erros e acertos tem que ser feito internamente?, diz. Alguns jogadores não se ?encaixaram? no trabalho dele e pouco são aproveitados, como Etto, Juninho, Rodrigo, Leandro, Beto e Simão. Isso acaba contribuindo para deixar o elenco numeroso, mas com poucas alternativas na perspectiva do treinador na hora da escalação.

continua após a publicidade

Apesar de tudo isso, Lopes garante que o Furacão não vai deixar de entrar em campo com 11. ?Não vou entrar com nove, nem com dez, nem com sete, nem com oito. A gente vai arrumar jogadores. É aquilo que eu disse, nós somos pagos para isso, a comissão técnica é paga para isso, para resolver esses problemas?, finaliza.

Reforços

Pelo sim, pelo não, o clube parece manter a política de buscar promessas para o elenco e pode contratar o volante Cristian, do Paulista, e o meia Paulo Pezzolano, do Rentistas. Os dois conseguiram certo destaque em suas equipes e podem vir para o CT do Caju. A direção do clube não confirma nem saídas, nem essas sondagens.

continua após a publicidade

Douglas é a novidade contra o São Paulo

O volante Douglas deverá ser a grande atração do Atlético para a partida de sábado contra o São Paulo. Nos treinamentos de ontem, ele foi colocado na zaga titular pelo técnico Antônio Lopes e está praticamente garantido na última partida do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Além dele, Evandro, Marcão, Ferreira e Finazzi também estão de volta após ficarem de fora da derrota para o Paysandu, sábado passado.

Depois de estrear no time principal contra o Papão, Douglas volta a ganhar a confiança do treinador e não esconde a empolgação. ?Esta chance significa muita coisa para mim, mas tenho que continuar trabalhando firme durante essa semana?, analisou. Mesmo assim, ele diz que o mais importante é manter a tranqüilidade. ?Essa partida é mais complicada. Fico feliz de estar ganhando credibilidade agora que estou subindo ao time principal?, apontou.

Nessa nova oportunidade dada pelo Delegado, ele volta a atuar na zaga, como aconteceu em Belém. Mesmo tendo sido contratado para o time de juniores como volante, ele já conhece a posição. ?Minha posição de origem é volante, mas eu vinha jogando como zagueiro nos juniores?, revelou. Foi assim que ele esteve na Taça BH da categoria e é assim que deve aparecer contra o Tricolor. Ele atuará pela esquerda, ao lado de Danilo e Paulo André, que ficará como líbero.

No restante da equipe, as voltas de praxe. O meia Evandro e o atacante Finazzi se recuperaram de viroses e estão de volta. O mesmo acontece com o ala-esquerdo Marcão e o meia Ferreira, que volta a atuar como atacante. Estes últimos cumpriram suspensão automática. Hoje à tarde, Lopes volta a trabalhar com o elenco. O provável time para sábado deverá ter Diego; Danilo, Paulo André e Douglas; Jancarlos, Alan Bahia, Fabrício, Evandro e Marcão; Ferreira e Finazzi.

Torcida vai inovar com mosaico

A partida de sábado contra o São Paulo marcará mais uma inovação da torcida do Atlético. Um grupo de torcedores se reuniu para criar o primeiro mosaico em estádios do Brasil. Assim, quem for até a Arena da Baixada assistir o Rubro-Negro poderá ver na parte superior, atrás do gol de entrada, torcedores segurando pedaços de plástico para a formação de figuras inerentes ao clube e ao time. A idealização do projeto surgiu num grupo de discussão do Furacão na internet e está sendo capitaneado por Thiago Henk. ?Nós acompanhamos o futebol europeu e lá eles têm um modelo diferenciado de torcida. São fanáticos, mas com organização conseguem criar belos espetáculos nos estádios com mosaicos que formam figuras e frases de incentivo às equipes?, explicou. O projeto está contando com o apoio da direção atleticana e quem quiser colaborar pode entrar em contato com os organizadores pelo endereço eletrônico thenk@ibest.com.br.