Se livrar o Atlético do rebaixamento, o técnico Antônio Lopes levará um prêmio de consolação: será, dos treinadores que dirigiram o Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro, o com melhor aproveitamento. Hoje, após 13 jogos, o Delegado tem 41% de desempenho. Ele está próximo de alcançar Renato Gaúcho, que detém o melhor rendimento até aqui. Em 12 jogos, Portaluppi obteve 17 pontos e 47% de aproveitamento.

continua após a publicidade

Adilson Batista ficou muito aquém disso. Foram oito jogos e um único ponto. O empate contra o Avaí, por 0 x 0, ainda no 1.º turno, ajudou o treinador a não zerar sua passagem pelo Rubro-Negro, mas ficou com pífios 4,1% de aproveitamento.

Nas contas do Delegado, com 43 pontos o Atlético está salvo da Série B. Antes das vitórias recentes dos concorrentes diretos do Furacão na briga contra o descenso, Antônio Lopes acreditava que até com 42 pontos era possível se livrar da Segundona. Agora, ele aumentou em um ponto as projeções.

Conseguindo somar os 9 pontos que ainda precisa, Lopes chegaria a 79% de aproveitamento, segunda melhor marca do ano no Atlético. Geninho segue líder absoluto do grupo, com 83% de aproveitamento em dez jogos, mas o treinador sequer terminou o Campeonato Paranaense. Foi demitido antes do final do returno da competição.

continua após a publicidade

“Eu acho que com 43 pontos permanece na Primeira Divisão. Só quem deu uma arrancada boa foi o Atlético [Mineiro], mas só ele. Os outros, como Ceará e Cruzeiro, estão ali também; o Bahia, apesar de estar nove pontos na frente, já estava mais adiantado”, avalia Lopes.

Se as contas para a salvação já estão na ponta da língua do treinador, o capitão Paulo Baier prefere ser mais objetivo e espera que o time some logo os pontos de que necessita. Motivo: assim, o Atlético chegaria na última rodada, quando encara o rival Coritiba, sem depender de outros resultados e com a obrigação de apenas ter de vencer o maior adversário. “ão tem como pensar no fim, porque tem outros jogos pela frente. Se conseguir duas vitórias seguidas daremos um passo grande, e no último jogo… sei lá”, diz Baier.

continua após a publicidade