Picuruta Salazar é líder |
Rio de Janeiro – A disputa pelo título brasileiro de longboard esquentou a poucos dias do início da quinta etapa do Circuito Brasileiro, que acontecerá na praia de Stella Maris, em Salvador (BA), neste fim de semana. O evento será a última prova da temporada e distribuirá R$ 20 mil em prêmios. Após quatro torneios, o líder do ranking nacional, Picuruta Salazar, com 4.680 pontos, viu Jaime Viúdes entrar de vez na briga.
Jaime diminuiu a diferença em relação a Picuruta após o vice-campeonato no 6.º Festival Calibre de Longboard, disputado neste fim de semana em Santa Catarina. A regra prevê o descarte de um resultado.
"Vou procurar usar da minha experiência de 32 anos de surfe para vencer mais este campeonato. Acho que o surfista que conseguir aliar calma e inspiração vencerá o Petrobras Longboard Classic", disse Picuruta, que tem na carreira nada menos que 152 títulos.
"Espero ter mais sorte do que no campeonato em Santa Catarina, quando acabei quebrando a minha prancha depois de uma manobra, e conquistar o meu oitavo título nacional", disse.
Com 29 anos, Jaime Viúdes não está preocupado com os números. Para o surfista, que se dedica há cinco anos ao longboard, a estratégia na praia de Stella Maris será a mesma utilizada em toda a temporada: comer pelas beiradas. "Nunca tive muita sorte no Circuito Brasileiro, mas neste segundo semestre as coisas começaram a acontecer. Mas prefiro não ficar pensando no ranking para não criar nenhum tipo de pressão", afirma Jaime.
Em 2003, o título brasileiro também foi decidido na etapa baiana do brasileiro, com Paulo Kid faturando o circuito. O campeonato será dividido em seis categorias: Profissional, para atletas de qualquer idade filiados à Abrasp ou à ASP; Júnior (até 18 anos); Master (de 19 a 29); Super Master (de 30 a 39); Legends (40 a 49); Super Legends (mais de 50) e Feminino (aberto).
O ranking é o seguinte (após quatro etapas): 1.º) Picuruta Salazar (SP) – 4.680 pontos; 2.º) Jaime Viúdes (SP) – 4.590; 3.º) Amaro Matos (SP) – 4.035; 4.º) Jeremias da Silva (RJ) – 3.950; 5.º) Marcelo Freitas (RJ) – 3.525