O Festival Literário de Londrina Londrix 2008 reunirá, entre os próximos dias 23 e 28, importantes nomes da literatura londrinense e brasileira. O evento terá o objetivo de mostrar, através de discussões, palestras e apresentações, os vários pontos que envolvem a atual situação da literatura produzida no Brasil.
O evento será realizado em quatro locais diferentes na cidade: na Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na rua Mato Grosso, nº 537; na vila cultural Cemitério de Automóveis, na rua João Pessoa, nº 103; no Teatro Ouro Verde, na rua Maranhão, nº 85; e na Biblioteca Pública Municipal, na avenida Rio de Janeiro, nº 413.
“Isso mostra que o festival será muito rico para com a população que presenciará os eventos realizados”, ressaltou uma das organizadoras do Londrix, Christine Viana, referindo-se ao vasto número de palestras e apresentações. Segundo ela, a interatividade criada pelo festival, entre os literatos locais e os de renome nacional, será um dos pontos positivos encontrados pelo londrinense. “O festival vai abordar vários pontos pertinentes e, com isso, acabará aproximando os interessados pelo tema”, enfatizou.
O Londrix terá a sua abertura oficial no dia 23, no Cemitério de Automóveis, a partir das 22h, com o show “No país de Alice”, de Rogéria Holtz. “Teremos, também, eventos permanentes em dois locais. Na Biblioteca Pública haverá, durante todos os dias, uma exposição denominada ‘O fim da literatura’. Já a Casa de Cultura realizará uma feira de livros, durante os dias 24 e 28, das 9h às 22h”, informou.
A organizadora destacou que a feira de livros dará uma oportunidade às editoras de pequeno e médio porte. “As revistas independentes também vão marcar presença, com lançamentos do novo número da Coyote”, salientou.
O festival prossegue durante todos os dias com várias palestras, apresentações e lançamentos de livros na Casa de Cultura; e com shows de grupos variados no Cemitério de Automóveis e no Teatro Ouro Verde.
Quem estará também presente no Londrix é o escritor Sebastião José Narciso com o seu personagem infantil Tião Balalão. “Ele vai lançar o livro ‘Engenho de Imaginatião’, às 17h, no dia 25, na Casa de Cultura”, informou a organizadora. Além disso, segundo ela, o escritor vai contar, no mesmo espaço, histórias para o público infantil e infanto-juvenil após o lançamento do livro.
Dentre outros eventos, Christine Viana destacou o debate que ocorrerá no dia 26. O evento, com o tema “Londrina: a cidade como inspiração poética”, terá como integrantes da mesa os escritores Domingos Pellegrini, Mirian Paglia Costa, Mário Bortolotto e Karen Debértolis. “O debate ocorrerá, a partir das 19h30, na Casa de Cultura da UEL”, afirmou.
Outro destaque do festival, de acordo com Christine, é o espetáculo “Efeito Urtigão”, realizado por Mário Bortolotto e Paulo de Tharso, às 20h, na vila cultural Cemitério de Automóveis. “A apresentação ocorrerá no último dia de festival [dia 28]”, enfatizou.
O Festival Literário de Londrina Londrix 2008 é patrocinado pela prefeitura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e pela Caixa Econômica Federal. Além disso, o evento integra o programa Rede Alegria, da Secretaria de Cultura. O festival recebe apoio, também, da Sercomtel, do Governo Estadual e da UEL.
Londrix 2008 apresenta diversidade literária da cidade
4 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna