Vidas opostas

Londrina e Operário chegam em momentos opostos no fim do primeiro turno da Série B

O Operário levou a melhor no encontro com o Londrina no primeiro turno. Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Londrina e Operário viveram momentos muito distintos um do outro no primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro e, surpreendentemente, trocaram de posição na tabela na reta final desta primeira fase. Enquanto o Tubarão foi o time paranaense mais presente no G4 nesse período, o Fantasma chegou a estar na zona de rebaixamento. Porém, ao final da 19ª rodada, a equipe londrinense acabou com um modesto 11º lugar, enquanto a de Ponta Grossa reagiu e já é a sexta na classificação.

+ Leia mais: Coxa encontra equilíbrio na Série B, especialmente na zaga

Há anos o Londrina faz campanhas que empolgam na Segundona, mas acaba ‘batendo’ na trave, como por exemplo em 2017, quando terminou em quinto, a apenas dois pontos atrás do Paraná Clube, que ficou com a última vaga. Já em 2016, o Tuba terminou em sexto, com três pontos a menos que o Bahia, em quarto. Neste ano, o a equipe começou mostrando de que este poderia ser, finalmente, o momento de subir à Série A.

+ Veja ainda: Coxa busca repetir desempenho do primeiro turno pra garantir acesso

O começo da campanha foi positivo e o time só perdeu na quinta rodada. O time foi tão bem que das 19 rodadas da primeira metade da competição, o Tubarão esteve no G4 em 12 rodadas. O Coritiba, para se ter um exemplo, atual vice-líder, ‘povoou’ o topo em sete rodadas. Já o Tricolor esteve no G4 somente em três oportunidades.

+ Também na Tribuna: Jenison encerra jejum de quase três meses

Porém, o Londrina passou a ter uma queda de rendimento a partir da 14ª rodada, quando empatou em 1×1 com o Atlético-GO. Este foi o primeiro jogo de uma sequência de seis partidas sem vitórias, somando quatro derrotas e dois empates nesse período. A consequência foi a queda brusca da tabela. Com 25 pontos, o time é o pior paranaense na tábua. Nesta retomada da competição, o Tubarão precisará se restabelecer caso queira mostrar que é capaz de brigar pelo acesso.

+ Gangorra: Tricolor viveu bons e maus momentos no primeiro turno da Série B

Já o Operário, que disputa a Segundona depois de anos em que venceu a Série D e depois a C, iniciou sua trajetória de forma humilde. Ainda que a tão aguardada estreia na competição tenha sido com vitória por 1×0, em cima do América-MG, depois disso o time dos Campos Gerais foi se perdendo na disputa, acumulando derrotas e empates. Na quinta e oitava rodadas o pior momento: a 17ª posição na tabela. A zona de rebaixamento assustou e a equipe precisou reagir.

+ Confira a classificação completa da Série B!

Da nona rodada até a 19ª, o time melhorou seu aproveitamento somando em onze jogos seis vitórias, três empates e apenas duas derrotas. A arrancada fez com que o time terminasse o turno na sexta posição com 28 pontos, apenas a três do Sport, em quarto. O Operário vive o melhor momento na Série B até aqui e se continuar no mesmo ritmo pode provar que tem condições de lutar pela ponta da tabela.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna