Encerrada a disputa da Primeira modalidade na fase final dos 25.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), a de karatê, em Campo Mourão, e algumas provas de atletismo, ciclismo e xadrez, o município de Londrina largou na frente no quadro de medalhas com 10 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze. Mas foi no atletismo que Londrina se destacou, com cinco ouros. A outras douradas foram no karatê (2), xadrez (2) e ciclismo (1).

continua após a publicidade

Em segundo lugar no quadro de medalhas aparece o município anfitrião com oito ouros. Além do karatê, estão computadas as duas primeiras etapas de atletismo, as prova de ciclismo contra o relógio e circuito, e a relâmpago de xadrez. Com a chuva na manhã desse domingo, as provas da terceira etapa do atletismo foram empurradas para os períodos seguintes, mas sem comprometer o fim da modalidade. Já as provas de ciclismo estão ocorrendo normalmente. Na sequência vão acabar o tênis de mesa, nesta terça-feira, e o tênis, também hoje, se não houver novos adiamentos ou mesmo cancelamento.

Outras modalidades individuais ainda não começaram, como o taekwondo, a partir de hoje, a ginástica rítmica, de quinta-feira, judô, sexta-feira, e natação também nos três últimos dias da fase final, sexta-feira, sábado e domingo. Das coletivas, a última a começar será a de vôlei de praia, a partir de quinta-feira. As outras estão em andamento, se não nas duas divisões em pelo menos uma. Vale lembrar que apenas o futebol e a ginástica rítmica não disputados nos dois sexos, mas, respectivamente, só no masculino e feminino.

No ciclismo, entre os medalhistas na prova contra o relógio vários são bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016). Vinicius Lima da Silva, de Maringá, é um deles. Venceu na categoria C (13 e 14 anos), na primeira participação nos Jogos da Juventude. Também recebem a bolsa-esporte outros dois classificados em segundo lugar na prova: Gabriela Yumi Nishi Gomes, de Londrina, Categoria A (17 e 18 anos), e Paulo Sérgio, de Guarapuava, na “C”. E Bruno Aron Garcia, de Curitiba, ganhou um bronze, na “A”.

continua após a publicidade