O Londrina começa contra o Joinville, dia 5 de abril, no Estádio Ernesto Sobrinho, a dura caminhada rumo ao seu retorno à elite do futebol brasileiro. O Tubarão, que fez a festa da torcida paranaense pela última vez na década de 80, quando chegou à semifinal do Brasileirão, tenta retornar à elite pelos tortuosos caminhos da Série B.
Ao lado de outros 23 concorrentes, vai disputar um campeonato por pontos corridos, nos mesmos moldes da Série A, em turno e returno. A tabela da competição foi divulgada na tarde de ontem pelo departamento técnico da CBF juntamente com as normas gerais da competição de 2003, com uma inédita antecedência de 39 dias.
Segundo os responsáveis pela tabela, ela foi montada de forma a otimizar ao máximo as despesas das equipes envolvidas na competição, fazendo com que os gastos com viagens e hospedagens sejam os menores possíveis.
A primeira rodada da Série B – disputada em dois turnos com pontos corridos – será no sábado dia 5 de abril. A última rodada está marcada para o dia 28 de novembro.
Os dois primeiros colocados da Série B disputarão a Série A em 2004, e os dois últimos colocados descem para a Série C da próxima temporada.
Este ano, o campeonato terá atrações à parte. O tetra campeão brasileiro Palmeiras (1972/73/93/94) e o campeão Botafogo (1995) vão ter que buscar o retorno à elite pela via natural. Diferente de Bahia e Fluminense, que foram beneficiados pela Copa João Havelange (em 2000), as duas equipe que integram o corporativista Clube dos Treze, não conseguiram “virar a mesa. “Além deles, Portuguesa de Desportos e Gama, também terão a dura missão de terminar entre os dois pirmeiros e com isso voltar à elite.
O Palmeiras vai estrear fora de casa, enfrentando o Vila Nova-GO. Já o Botafogo jogará no Rio com o Avaí (SC). A Lusa iniciará o campeonato atuando contra o Mogi Mirim no Canindé, enquanto o Gama enfrenta o Marília no interior paulista.