As conversas no Londrina sobre a Série B do Campeonato Brasileiro evitam clichês como “boa campanha” e “não cair já é lucro”. O discurso do Tubarão aponta para cima. Ou seja, por uma vaga na Série A do ano que vem. Nem a concorrência dos ilustres Palmeiras e Botafogo tira o ânimo do time, que estréia na segundona nacional de 2003 hoje, às 17 horas, contra o São Raimundo, em Manaus.

Esta confiança tem base na boa campanha no último Paranaense, quando foi o terceiro colocado. Na semifinal, mesmo desclassificado, recuperou a confiança da torcida londrinense em dois empates contra o Coritiba.

A ambição de voltar à primeira divisão do Brasileiro, que não disputa desde 1982, é mais evidente pela escolha do estádio do Café, que comporta até 45 mil pessoas, em lugar do acanhado VGD como local de jogos em Londrina. “Time que pensa grande tem que jogar em estádio grande”, prega o empresário Iran Campos, diretor do conselho gestor do clube. Em 2002, sua fala era “o negócio é não cair. No ano que vem, faremos um time para subir”. O “ano que vem” chegou.

Depois do Paranaense foi reforçado com sete novos jogadores: o lateral-direito Cassiano, ex-Portuguesa Londrinense, o zagueiro André Turatto, ex-Criciúma, o lateral-esquerdo Adavílson, ex-Portuguesa Santista, o meia Alberto, ex- Bragantino, os atacantes Anderson Lobão, ex-Criciúma, Fumaça, ex-Náutico, e Gilsinho, ex-São Bento de Sorocaba.

Para a estréia, no entanto, a motivação sofre alguns abalos. O melhor jogador do time e a dupla de ataque titular está no departamento médico. O meia Márcio Alan, que sente dores na coxa esquerda, e os atacantes Paraguaio e Marcelo Silva, ambos contundidos no joelho direito, serão substituídos por Alberto, Anderson Lobão e Fumaça, respectivamente.

Adversário

No São Raimundo, Doriva, volante que atuou no São Paulo, é o nome mais conhecido. No campeonato amazonense, o time foi eliminado antes da final – Nacional e Rio Negro decidem o título, a partir deste domingo.

Este ano, o grande feito do Tufão do Amazonas foi uma vitória, por 2 a 0, sobre o São Paulo, pela Copa do Brasil. No jogo de volta, porém, foi goleado por 5 a 0, no Morumbi. O técnico Aderbal Lana só vai anunciar a escalação da sua equipe, pouco antes da partida. O lateral-direito Wilson Rincão, que contraiu dengue, será substituído por Guará.

São Raimundo x Londrina

Local: Colina, em Manaus. Horário: 17h, pelo horário de Brasília (local: 16h)

Árbitro: Almir Belarmino Caetano (RO). Assistentes: Moacir Osterne da Cruz Filho (RO) e Basilio Monteiro da Silva (AM)

São Raimundo: Iuna; Guará, Ademir, Rogério e Tita; Isaac, Doriva, Neto e Zedivan (Sydney); Delmo e Aílton (Reginaldo); Técnico: Aderbal Lana;

Londrina: Marcelo; Jamur, Dé, Marcão e Adavílson; Rocha, Dário, Valdeir e Alberto; Anderson Lobão e Fumaça; Técnico: Roberto Gonçalves.

continua após a publicidade

continua após a publicidade