A cidade de Londrina viveu, ontem, as alegrias da abertura das Olimpíadas Escolares Brasileiras, uma realização do Ministério dos Esportes e do Comitê Olímpico Brasileiro. Os jogos, em diversas modalidades serão disputados simultaneamente em Londrina e em Maringá.

continua após a publicidade

A cidade abrigará as modalidades de handebol, natação, tênis de mesa e basquete, e Maringá, o atletismo, judô, xadrez, vôlei e futsal. Ao todo, serão mais de quatro mil alunos-atletas, entre 15 e 17 anos, de 993 escolas de 26 estados mais o Distrito Federal.

“Desde que as Olimpíadas Escolares surgiram, em 2005, este já é o maior evento. E a partir de 2006, o COB percebeu a importância de ter sedes além de Brasília, dando oportunidade para diversas cidades de abrigar o evento. Teremos aqui e em Maringá, a estrutura do COB, com dirigentes e árbitros gabaritados, esperando mais uma vez a revelação de talentos para representar o País em uma Olimpíada como a de 2016, no Rio de Janeiro”, comentou Edgar Hubner.

Em Londrina, além da Comissão Central Organizadora (CCO), instalada no Canadá Country Club e do refeitório, no Londrina Country Club, as modalidades serão disputadas nos ginásios do Moringão, Sest/Senat, Colégio Mãe de Deus e Londrina Country Club (basquete); Colégio Marista, Moringão, Colégio Londrinense e ginásio da Unopar (handebol); Country (natação) e Canadá (tênis de mesa).

continua após a publicidade

O representante do COB lembrou, ainda, que as duas cidades-sede receberão também a visita de observadores internacionais da Ucrânia, Nigéria, Paraguai e Camarões, que levarão para seus países dicas de como organizar um evento envolvendo alunos entre 15 e 17 anos. “A competição tem um custo total de R$ 3,5 milhões, com praticamente R$ 2 milhões destinados para a hospedagem e alimentação”, disse Hubner.