O Estádio do Café será hoje, às 16h, palco de uma grande festa. Jogando contra o Flamengo, o Londrina volta aos gramados depois de seis meses com algumas missões: esquecer, recordar e depois tentar repetir alguns capítulos de uma história não muito distante do Tubarão.
Tudo que o torcedor alviceleste pretende esquecer é da última vez que seu clube entrou em campo. Quem foi ao Estádio do Café na ocasião não viu apenas uma apresentação melancólica.
Depois de perder na bola para o São José, por 2 x 1, o Tubarão era eliminado da Divisão de Acesso do Paranaense 2010 e seus jogadores tentavam resolver literalmente no braço o vexame com a bola nos pés.
Isso é tudo o que não pode acontecer contra o Mengão. Antes daquele fiasco, em setembro de 2009, o Tubarão caía de pé diante da Chapecoense-SC, pela Série D do Campeonato Brasileiro.
No comando do Londrina estava o mesmo homem que vai dirigir a equipe hoje: Gilberto Pereira, técnico que na ocasião conseguiu superar diversos obstáculos para fazer uma campanha honrosa.
“Pela luta que fizemos, mesmo sem dinheiro, nos despedimos com um grande desempenho e superamos nossos limites” recorda Gilberto Pereira, antes de completar: “Talvez por isso posso voltar pra Londrina, que está me recebendo de portas abertas”.
Contra o Flamengo o treinador pretende novamente sair aplaudido de campo. Para tanto, irá repetir a mesma técnica usada pelo Tubarão em 1993, quando o clube enfrentou o Flamengo pela última vez e conseguiu arrancar um empate do campeão brasileiro do ano anterior.
“O esquema é retranca, marcar forte e usar velocidade. Se eu pudesse marcar, também marcaria dentro de campo”, brinca o treinador, conhecido por conseguir no carisma tirar o máximo de superação de seus atletas e craque em dar esperança de dias melhores aos torcedores do Tubarão.
Parceria
A equipe do Tubarão será composta pelos atletas que disputarão o Paranaense 2011 pelo Iraty. As duas equipes são administradas pela SM Sports, que a partir da Divisão de Acesso do Estadual vai ficar definitivamente em território londrinense. A escalação deve ser esta: Renato; Maicon, Renê, Gilvan e Wendel; Diogo, Silvio e Bruno; Arthur, Heidson e Willian.
Paciência
Gilberto Pereira pede que os torcedores tenham calma com o jovem elenco, composto em boa parte por atletas que venceram o Paranaense e a Copa Tribuna de Juniores, além de 12 remanescentes do Para-naense de 2010 pelo Iraty.
Outro jogo
Quem também entra em campo na tarde de hoje é o Operário. O jogo do Fantasma contra o Cerro Porteño do Paraguai ocorre no CT do Caju. A mudança de local se deve à interdição do Estádio Germano Kruger pela Federação Paranaense de Futebol, por falta do laudo de engenharia.