Após o levantamento feito pela Tribuna sobre as lesões ocorridas no Coritiba entre janeiro de 2012 e março de 2014, o Londrina, por coincidência, divulgou, ontem, uma matéria em seu site oficial, onde comemora o fato de ter sofrido poucas lesões na atual temporada.
Segundo o clube, o elenco teve apenas uma baixa por lesão muscular, o lateral-direitaMaicon Silva, que ficou de fora por uma partida. Neste mesmo período, o Coxa teve 11 problemas de lesões musculares, sendo em dez jogadores diferentes.
Entre eles, o atacante Zé Eduardo acabou machucando duas vezes a coxa esquerda. A primeira lesão ocorreu no dia 11 de março e ele ficou dez dias afastado. O atleta então foi liberado pelo departamento médico coxa-branca em 21 de março e jogou no dia seguinte, na vitória do Alviverde por 2 x 1 sobre o Rio Branco, pela volta das quartas de final do Campeonato Paranaense.
Porém, na partida, Zé Love precisou ser substituído por Keirrison, justamente por voltar a sentir um desconforto na coxa esquerda, que o tirou dos gramados e o impediu de atuar na semifinal do Estadual, contra o Maringá.
Segundo o Londrina, as poucas lesões no ano são reflexo do trabalho do departamento médico e de preparação física do clube, que após cada treino e jogo faz uma avaliação individual com cada atleta, analisando queixas de dores, além de uma coleta de sangue para verificar marcadores biológicos referentes ao desgaste muscular.
“O nosso objetivo é exigir ao máximo de cada jogador, mas, obviamente, respeitando os limites de cada um”, explicou o preparador físico do Tubarão, João Carlos Ruiz. Pensando nesse desgaste muscular, ontem, diante do Criciúma, o Londrina deixou no banco seis jogadores titulares, devido à maratona de jogos decisivos e à final do Paranaense, domingo, contra o Maringá.