Dois atletas londrinenses, que competiram no 47º Campeonato Brasileiro de Sumô na cidade de São Paulo no último final de semana, vão disputar o mundial da modalidade, que será realizado no Estônia, em novembro. Caio Cosme Gomes se classificou após conseguir o 3º lugar na categoria juvenil individual, para atletas com até 18 anos, e Janaína Fernanda Silva, conseguiu o índice após o 1º lugar na categoria peso pesado individual. Os dois treinam no Centro de Estudos de Artes Marciais (Associação Kaiko) de Londrina.
É a segunda vez que Caio Gomes vai disputar o mundial. No ano passado, na Tailândia, o atleta ficou em 12º lugar na categoria até 17 anos, à frente de outros 24 lutadores. Na ocasião, a equipe brasileira ficou com a 4ª colocação entre os 32 países que disputaram a competição. Já para Janaína, este é o primeiro mundial. Ela é irmã de Jaqueline de Fátima Silva, que integrou a equipe brasileira na mundial em 2007, e conquistou, na ocasião, um 4º lugar na categoria para lutadores acima de 115 kg.
Os 56 atletas londrinenses que foram à São Paulo representaram a seleção paranaense de sumô. A equipe feminina ficou na 2ª colocação no geral e a masculina ficou 5º. Nas duas categorias, competiram 10 equipes de todo o Brasil. “Esperávamos ser tricampeões brasileiros no feminino, mesmo assim, a avaliação das equipes é muito positiva. Conseguimos classificar dois atletas para o mundial e revelamos jovens talentos para campeonatos futuros”, avaliou diretor da Federação Paranaense de Sumô e Conselheiro Fiscal da Kaiko, Marcelo Bento.
Resultados
Além do 3º lugar de Caio Gomes no juvenil individual, a equipe masculina de Londrina conseguiu outros bons resultados. Um deles foi o 1º lugar invicto na categoria infantil por equipes. O time londrinense foi composto por David Morais, Kelvin Elluan, Roberto Alves Junior, Marcos Junior, Rui Aparecido Junior e Marcos Vinícius Lopes. Na categoria individual infantil, Londrina conquistou o 1º e o 3º lugar, com Rui Aparecido Junior e David Morais, respectivamente.
No feminino, além do 1º lugar de Janaína Silva, o 2º e 3º lugar também foram de londrinenses: Jaqueline Silva e Sisneide Aparecida de Paula, também no peso pesado individual. Janaína foi campeã na categoria peso absoluto individual, novamente com Jaqueline Silva em 2º. Em terceiro, desta vez, ficou a também londrinense Amanda Costa. Ainda no feminino, na categoria juvenil individual, dois 3º lugares para Londrina com Joice Ferreira e Inaiara Covre.
Além disso, a equipe feminina londrinense ficou em 2º lugar na categoria peso absoluto. As atletas que formaram o grupo foram Janaína Silva, Jaqueline Silva, Sisneide Aparecida de Paula e Amanda Costa. Completou a participação de Londrina no campeonato as atletas Naiara Caroline de Souza e Bruna Silva, que ficaram em 3º lugar na categoria mirim individual. As duas fazem parte do projeto Viva Vida da vila Recreio, onde a Associação Kaiko realiza projeto com aulas de sumô há cerca de três meses. Deste projeto, 12 meninas disputaram o campeonato em São Paulo.
Marcelo Bento afirmou esperar que nos próximos campeonatos, a equipe londrinense conquiste bons resultados novamente. Segundo ele, o Brasileiro serviu de experiência para os atletas que participaram pela primeira vez. “Nossa expectativa é que os atletas que foram pela primeira vez esse ano tenham ganhado experiência e conquistem melhores resultados nos próximos campeonatos”, comentou. O projeto de sumô em Londrina tem o patrocínio da prefeitura por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) e tem apoio da Sercomtel, Aliança Cultural Brasil-Japão e Liga Desportiva Paranaense.