Londrina classifica dois atletas para mundial de sumô

Dois atletas londrinenses, que competiram no 47º Campeonato Brasileiro de Sumô na cidade de São Paulo no último final de semana, vão disputar o mundial da modalidade, que será realizado no Estônia, em novembro. Caio Cosme Gomes se classificou após conseguir o 3º lugar na categoria juvenil individual, para atletas com até 18 anos, e Janaína Fernanda Silva, conseguiu o índice após o 1º lugar na categoria peso pesado individual. Os dois treinam no Centro de Estudos de Artes Marciais (Associação Kaiko) de Londrina.

É a segunda vez que Caio Gomes vai disputar o mundial. No ano passado, na Tailândia, o atleta ficou em 12º lugar na categoria até 17 anos, à frente de outros 24 lutadores. Na ocasião, a equipe brasileira ficou com a 4ª colocação entre os 32 países que disputaram a competição. Já para Janaína, este é o primeiro mundial. Ela é irmã de Jaqueline de Fátima Silva, que integrou a equipe brasileira na mundial em 2007, e conquistou, na ocasião, um 4º lugar na categoria para lutadores acima de 115 kg.

Os 56 atletas londrinenses que foram à São Paulo representaram a seleção paranaense de sumô. A equipe feminina ficou na 2ª colocação no geral e a masculina ficou 5º. Nas duas categorias, competiram 10 equipes de todo o Brasil. “Esperávamos ser tricampeões brasileiros no feminino, mesmo assim, a avaliação das equipes é muito positiva. Conseguimos classificar dois atletas para o mundial e revelamos jovens talentos para campeonatos futuros”, avaliou diretor da Federação Paranaense de Sumô e Conselheiro Fiscal da Kaiko, Marcelo Bento.

Resultados
       
Além do 3º lugar de Caio Gomes no juvenil individual, a equipe masculina de Londrina conseguiu outros bons resultados. Um deles foi o 1º lugar invicto na categoria infantil por equipes. O time londrinense foi composto por David Morais, Kelvin Elluan, Roberto Alves Junior, Marcos Junior, Rui Aparecido Junior e Marcos Vinícius Lopes. Na categoria individual infantil, Londrina conquistou o 1º e o 3º lugar, com Rui Aparecido Junior e David Morais, respectivamente.

No feminino, além do ­1º lugar de Janaína Silva, o 2º e 3º lugar também foram de londrinenses: Jaqueline Silva e Sisneide Aparecida de Paula, também no peso pesado individual. Janaína foi campeã na categoria peso absoluto individual, novamente com Jaqueline Silva em 2º. Em terceiro, desta vez, ficou a também londrinense Amanda Costa. Ainda no feminino, na categoria juvenil individual, dois 3º lugares para Londrina com Joice Ferreira e Inaiara Covre.

Além disso, a equipe feminina londrinense ficou em 2º lugar na categoria peso absoluto. As atletas que formaram o grupo foram Janaína Silva, Jaqueline Silva, Sisneide Aparecida de Paula e Amanda Costa. Completou a participação de Londrina no campeonato as atletas Naiara Caroline de Souza e Bruna Silva, que ficaram em 3º lugar na categoria mirim individual. As duas fazem parte do projeto Viva Vida da vila Recreio, onde a Associação Kaiko realiza projeto com aulas de sumô há cerca de três meses. Deste projeto, 12 meninas disputaram o campeonato em São Paulo.

Marcelo Bento afirmou esperar que nos próximos campeonatos, a equipe londrinense conquiste bons resultados novamente. Segundo ele, o Brasileiro serviu de experiência para os atletas que participaram pela primeira vez. “Nossa expectativa é que os atletas que foram pela primeira vez esse ano tenham ganhado experiência e conquistem melhores resultados nos próximos campeonatos”, comentou. O projeto de sumô em Londrina tem o patrocínio da prefeitura por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) e tem apoio da Sercomtel, Aliança Cultural Brasil-Japão e Liga Desportiva Paranaense.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo