Nos últimos dois anos, o Londrina bateu na trave. Em 2016, o Tubarão voltou à Segunda Divisão e, logo de cara, terminou pertinho da turma do acesso – foi sexto colocado. No ano passado, o LEC ficou ainda mais colado. Terminou em quinto lugar e viu o rival Paraná Clube subir na quarta colocação. Desta vez, o time do interior paranaense chega como sério candidato a conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro.
Atlético entra no Brasileirão com nova filosofia de trabalho
Após dez anos, Paraná Clube volta à elite e não quer sair dela
Coritiba entra na Série B com a obrigação do acesso
Porém, o início de temporada não foi dos melhores pelo lado alviceleste. Ao final do ano passado, o técnico Claudio Tencati deixou o cargo após seis anos no comando. O Londrina parece ter sentido a ausência do treinador. O ex-jogador Ricardinho assumiu a vaga e não conseguiu bons resultados na disputa do Campeonato Paranaense.
Na Taça Dionísio Filho, o Tubarão conquistou apenas uma vitória, empatou três vezes e perdeu dois jogos, ficando de fora das semifinais do primeiro turno estadual. Já na Taça Caio Júnior, após um empate e uma derrota, o técnico Ricardinho acabou se despedindo do LEC. Pouco tempo depois, a diretoria já anunciava a chegada de Marquinhos Santos.
Com mais tempo para trabalhar, o técnico Marquinhos Santos recebeu algumas novidades neste período sem jogos no LEC. Nomes como o zagueiro Leandro Almeida, ex-Coritiba, e os atacantes Luccas Brasil, destaque do Campeonato Paranaense pelo Foz do Iguaçu, e Dagoberto, cinco vezes campeão brasileiro da Série A.Com passagens por Coritiba, Bahia, Fortaleza, Figueirense e Paysandu, o treinador deu um ânimo a mais ao elenco alviceleste. Com duas vitórias e um empate no segundo turno do Estadual, o Londrina conseguiu a classificação para as semifinais. No jogo eliminatório, frente ao Paraná Clube, em plena Vila Capanema, o Tubarão se classificou nos pênaltis para a decisão do turno. Na final, entretanto, foi derrotado pelo Atlético por 1×0.
“O Londrina para a Série B vem com uma equipe competitiva. Uma equipe preparada. Esperamos fazer uma boa competição. Nos dois anos anteriores o acesso esteve muito perto. Esperamos aí estar brigando novamente e sermos postulantes ao acesso. Queremos ser uma das quatro equipes a subir. Eu acredito que o Londrina venha forte para esta Série B”, disse o técnico Marquinhos Santos.
Para a estreia na Série B deste ano, neste sábado (14), contra o Boa Esporte, o treinador deve colocar em campo Alan, Reginaldo, Lucas Costa, Luizão e Roberto; Moisés Gaúcho, Romisson, Dudu e Thiago Primão; Wesley e Alisson Safira. O experiente Dagoberto deve iniciar o campeonato no banco de reservas.