A pouco menos de 200 dias para a realização dos Jogos Olímpicos, Londres aumenta a preocupação com a saúde pública, de olho no grande número de visitantes -atletas, dirigentes e turistas -que chegarão à cidade para o evento. De acordo com o jornal The Independent, o governo lançou um plano para coibir possíveis epidemias nos próximos meses.
A Agência de Proteção à Saúde (HPA, na sigla em inglês) anunciou que criou um sistema de monitoramento em hospitais para conter a propagação de doenças contagiosas ou incomuns. A preocupação aumentou porque a expectativa é de que Londres receba três milhões de turistas a mais em 2012 – 450 mil apenas durante os 15 dias de competições olímpicas.
Um estudo publicado pela revista especializada em medicina The Lancet concluiu que insolação e tumultos -quando pessoas podem ser pisoteadas, por exemplo – são as causas de morte mais comuns em eventos que reúnem grande público. Para os organizadores da Olimpíada, as maiores preocupações são diarreia e vômito na Vila Olímpica, segundo o The Independent.