Apresentada ao público na noite de sexta-feira, durante a festa do réveillon na Praia de Copacabana, no Rio, a logomarca da Olimpíada de 2016 é inspirada, segundo seus criadores, num dos principais cartões postais da cidade que receberá o evento: o Pão de Açúcar.
“A marca traduz, com inspiração, o espírito olímpico e os atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam – um movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade”, diz o comunicado do Comitê Organizador dos Jogos.
A logomarca foi escolhida entre 139 opções criadas por agências de design que se candidataram – todas brasileiras. Uma comissão julgadora multidisciplinar, com 12 profissionais, participou de todo o processo seletivo, ao longo de cinco meses, e chegou às finalistas: quatro do Rio, duas de São Paulo e duas de Curitiba. E grande vencedora foi a carioca Tátil.
“Gostaria de parabenizar a equipe do Rio pelo design escolhido para a marca Rio 2016, que é muito inovadora e criativa. Ela realmente reflete a visão do Rio e do Brasil para estes Jogos, a paixão do brasileiro pelo esporte, e a união de diferentes culturas em torno do projeto dos Jogos Olímpicos”, elogiou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, que participou do lançamento na Praia de Copacabana.
“A marca dos Jogos Rio 2016 transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração. E a transformação que os Jogos já estão trazendo para o Rio e para o Brasil”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador da Olimpíada e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).