A queda de Liu Xiang na primeira cerca da série classificatória de 110 metros com barreiras e sua chegada à meta mancando fizeram com que os comentaristas da televisão estatal chinesa rompessem em lágrimas e previssem uma aposentadoria do corredor e ex-campeão olímpico.
“Se um desportista não tem pés é como se um guerreiro não tivesse armas”, disse Yang Jian, habitual comentarista de atletismo no canal esportivo estatal “CFTV-5”, após se recompor de um minuto de lágrimas e soluços.
“Agradecemos a Liu todos os bons momentos e o orgulho deixado nestes anos”, acrescentou o locutor, enquanto a comentarista na pista, Dong Rina (amiga pessoal de Liu), fazia esforço para não desmoronar ao vivo.
“Liu terminou a competição de forma trágica, e talvez desta maneira vá terminar sua participação nas Olimpíadas”, destacou Dong.
Liu saiu de Londres inclusive de forma mais dramática que a de Pequim 2008, quando, entre gritos de dor, decidiu abandonar a largada, perante milhões de espectadores chineses que o consideravam como a grande chance local de ouro no atletismo.
Vencedor do ouro em Atenas 2004 e do Mundial de Atletismo de Osaka 2007, se esperava que Liu tivesse em Londres oportunidade para uma revanche contra o cubano Dayron Robles (ouro em Pequim), pois os esbarrões do caribenho na final do Mundial de Daegu em 2011 privaram o chinês da vitória.