Livro conta história do futsal

O jornalista Dias Lopes lança nesta noite, o livro A História do Futebol de Salão no Paraná. A festa de lançamento deste livro vai acontecer no restaurante do Senac (Rua André de Barros, 720, 2.º andar) a partir das 19h.

O livro escrito por Dias Lopes, narra os 48 anos do salonismo em nosso Estado e traz detalhes curiosos e interessantes sobre esta modalidade, que chegou ao Paraná em meados da década de 50 e de lá para cá cresceu, solidificou-se e hoje é grande e forte.

– Foram alguns anos de pesquisa até chegarmos a este dia onde vamos mostrar aos salonistas e ao público em geral a trajetória vitoriosa do nosso futebol de salão – diz Dias Lopes, que hoje ocupa a presidência da Federação Paranaense de Futebol de Salão.

Ao falar sobre esta obra que será lançada na noite de hoje, no restaurante do Senac, onde narra com muito esmero toda a história do esporte da bola pesada em nosso Estado, Dias se emociona.

– E como evitam a emoção? – indaga o jornalista e autor.

– O futebol de salão faz parte da minha vida. Desde que este esporte surgiu, na década de 50, ele me empolga. Gosto muito do futebol de salão e exatamente por isso trabalho em prol do desenvolvimento deste esporte há mais de 40 anos – diz o autor de A História do Futebol de Salão no Paraná.

O livro escrito pelo jornalista, contando a história do futebol de salão paranaense traz mais de 200 fotografias e muitos casos interessantes como, por exemplo, o desmaio simulado por um “bandeirinha” que, num jogo entre as seleções do Paraná e do Rio Grande do Sul, em Curitiba, anulou um gol da seleção paranaense e, para não ser agredido pela torcida simulou um desmaio e foi retirado da quadra em uma maca.

Quem teve a oportunidade de ver o livro A História do Futebol de Salão no Paraná gostou do que viu. É que, além das ilustrações fotos e das historinhas, encontram-se nomes de pessoas importantes da vida política e social do nosso Estado e que, no passado, praticaram o futebol de salão.

O futebol de salão paranaense, para quem não sabe, é um grande produtor de grandes craques de futebol. Jogadores como Ricardinho, Alex, Paulo Rink e Élber, atletas de primeira linha do futebol brasileiro e mundial e que por isso mesmo já passaram pela seleção brasileira, surgiram do futebol de salão. Mas não foram apenas estes jogadores que o futsal do Paraná revelou. Outros, que ainda não passaram pela seleção brasileira, como Tcheco, Jadson e Rodrigo Batatinha, também vieram do futebol de salão e hoje brilham nos campos de futebol. Estes jogadores fazem parte da história do futsal paranaense e por isso mesmo estão no livro escrito pelo Dias Lopes e que esta noite será lançado em Curitiba.

Além de todos aqueles que passaram pelo futebol de salão como jogadores, o livro escrito pelo Dias Lopes fala dos dirigentes e também de vários jornalistas, entre os quais Nelson Comel, Léo Kriger, Arlindo Gabriel, João Cottar, Dácio Leonel, Rafael Iatauro e Isnard Cordeiro (este de Londrina), profissionais da comunicação que muito contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do esporte da bola pesada no Paraná.

– Estes profissionais de comunicação foram importantíssimos para o futebol de salão. Graças a eles o nosso esporte cresce, se fortificou e tornou-se um dos mais importantes do nosso Estado. Assim, nada mais justo que o reconhecimento da nossa parte ao relatar aos paranaenses tudo o que eles fizeram pelo nosso esporte – diz o jornalista Dias Lopes.

Ao falar sobre o capítulo que trata do apoio dado pelos profissionais de imprensa ao futebol de salão, faz questão de frisar o grande apoio dado ao esporte da bola pesada paranaense pelo jornalista Nelson Comel.

O futebol de salão do Paraná tem uma dívida enorme para com o jornalista Nelson Comel. Este profissional de imprensa sempre deu um grande apoio o esporte da bola pesada no nosso Estado e, graças a este apoio, hoje o futebol de salão é a força que é. O Comel faz parte da história do futebol de salão paranaense e por isto mesmo tem um pouco da sua história contada neste livro – diz Dias Lopes.

Metropolitanos

Nesta quarta-feira estão programados três jogos para o Ginásio do Colégio Paranaense Marista, na Avenida Bispo Dom José, no Batel. Às 19h30, na abertura da programação estarão em ação os quintetos mirins do Colégio Marista/Vale Fértil e do Araucária Futsal. Logo depois, às 20h15, se enfrentarão as equipes infantis do Colégio Marista/Vale Fértil e do Colégio Unificado. E no encerramento da rodada, às 21h, vão jogar os juvenis do Colégio Marista/Vale Fértil e do Paraná Clube.

E para a noite de amanhã, mais seis jogos: no Ginásio da AABB, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, teremos estes jogos: AABB/CAP x Paraná Clube, pela categoria Mirim, às 19h30; AABB/CAP x Guarani/Ponta Grossa, pela categoria Pré-Mirim, às 20h15; e AABB/CAP x São José dos Pinhais, pela categoria juvenil, às 21h.

Também para a noite de amanhã, mas no ginásio de esportes do Clube Cultural de Curitiba, no bairro Novo Mundo, estão marcados mais três jogos: Bagozzi/Cultural x Tistu Futsal, às 19h30, pela categoria mamadeira, e mais dois outros jogos pelo metropolitano feminino com a APFM/São José dos Pinhais enfrentando o Coritiba Futsal, às 20h15, e o Coritiba Futsal enfrentando a Faculdade Dom Bosco em jogo marcado para começar às 21h.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo