Definida sua permanência na primeira divisão do Estado, o Paraná Clube volta atenções para a disputa do Brasileirão, com início previsto para o dia 21 de abril.
Há prioridades na pauta tricolor: definir o quanto antes como será a intertemporada e acertar os últimos reforços. Os dirigentes estiveram reunidos ontem com o técnico Paulo Campos, avaliando possibilidades nas duas frentes. Mesmo já tendo apresentado seis reforços – outros quatro atletas do Iraty também integrarão o grupo -, o clube ainda negocia com cinco jogadores. Alguns destes, foram observados pelo treinador neste fim-de-semana.
Os meias Canindé e Aílton, do Paulista, seriam os “alvos” principais, mas a informação não é confirmada pelos dirigentes. “Estamos fazendo muitos contatos e tentando montar um grupo competitivo. Mas, só falamos em nomes após as transações estarem concluídas”, disse o diretor de futebol Durval Lara Ribeiro. Pela análise do dirigente, 80% de grupo já está montado. Isso inclui boa parte do atual elenco. “Muitos jogadores subiram de produção nos últimos jogos e serão aproveitados”, explicou Vavá, sem admitir especulações sobre possíveis dispensas. “A reformulação está sendo executada e esta semana será decisiva para os últimos ajustes”, avisou.
O Paraná, na semana passada, já apresentou Axel (volante), Carlinhos (zagueiro) e Fernando (meia). Os três vêm do interior paulista. Com a parceria entre Tricolor e o empresário Sérgio Malucelli, três jogadores do Iraty foram acertados – Nelinho (zagueiro), Cláudio (lateral-direito) e Adriano (atacante). Também devem assinar com o Tricolor o atacante Galvão, os volantes Russo e Nilson e o lateral Wesley, todos vindos do Azulão paranaense. O grupo terá de 28 a 30 jogadores, segundo avaliação de Paulo Campos. Os detalhes da intertemporada devem ser definidos ainda hoje. A meta é começar o trabalho o quanto antes, possivelmente a partir de segunda-feira.
O clube descartou a possibilidade desta preparação para o Brasileiro ocorrer em Águas Dorizon (Marechal Malet). O hotel-estância estará ocupado no feriado da Páscoa e outros locais estão sendo analisados. Não está descartada a realização dos trabalhos em Curitiba. Por isso, Paulo Campos esteve observando as condições dos gramados da Vila Capanema e da Vila Olímpica do Boqueirão, ontem à tarde.
Última rodada confirmada para sábado
O Paraná Clube se despede do campeonato paranaense no próximo sábado. Já garantido na primeira divisão do ano que vem, o Tricolor só cumpre tabela diante do Prudentópolis, às 15h30, no Pinheirão. O jogo não será no Durival Britto devido à realização do show Bruno & Marrone e Leonardo neste local, domingo. Será também o último jogo de Édson “Neguinho” dos Santos na condição de técnico-interino do clube. A partir da próxima semana ele volta à função de auxiliar.
O treinador marcou seu nome ao salvar o Paraná da “degola”. À frente de um time desacreditado, ele conseguiu a volta por cima e se mantém invicto, com aproveitamento máximo. Foram quatro vitórias em seqüência, resultados que afastaram o fantasma do rebaixamento, que ronda o clube há duas temporadas. “O mérito é dos jogadores, que trabalharam muito por isso e mostraram qualidade e muita garra nestes jogos”, resumiu o técnico. A derrota na primeira rodada do quadrangular deixou o clima tenso no Tricolor.
Saulo de Freitas saiu e a diretoria decidiu apostar na efetivação de Neguinho. Além de conhecer o grupo do Paraná, conhecia também os adversários, pois no ano passado comandara o Marechal, na segundona. Com alguns ajustes, tornou o time mais coeso e prático. Foram 14 gols marcados e só quatro sofridos. A rodada do fim de semana foi confirmada pela Federação Paranaense de Futebol ante a possibilidade do Francisco Beltrão ser punido pela utilização de um jogador irregular na primeira fase da competição.
Neste caso, o Beltrão cairia para a segunda divisão, abrindo uma vaga na elite. Prudentópolis e Grêmio Maringá, no momento rebaixados, disputariam esta condição. O Prude tem um ponto de vantagem sobre o time maringaense, que na última rodada recebe o Nacional, no Wil-lie Davids. A ironia desta história está no fato de que a eventual punição ao Beltrão, caso ocorresse logo após o fato denunciado, o Paraná teria se classificado para a disputa da segunda fase do estadual.
No jogo de sábado, Neguinho poderá contar com Flávio, Fernando Lombardi e Alexandre, após cumprirem suspensão. Porém, João Vítor e William não jogam, pois receberam o terceiro cartão amarelo. A comissão técnica só decide hoje se irá utilizar todos os titulares disponíveis ou se poderá poupar alguns atletas, já visando a preparação para o brasileiro.