Vamos ao mata-mata!

Livre do tapetão, Paranaense terá capital x interior nas quartas

Agora, é só no campo. Nesta quinta (31 de março), após o julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que confirmou a perda dos seis pontos do Londrina, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) homologou os jogos de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense e todo o chaveamento até a grande final está definido.

Um caminho meio que já era esperado por todos os clubes. O Coritiba passou a semana já treinando para jogar às 11h da manhã, o Foz do Iguaçu já estava desde quarta-feira vendendo ingressos para o confronto com o Paraná Clube e até mesmo o Londrina, que ainda aguardava a decisão do julgamento, treinava de olho no Atlético.

“Eu acordei muito cedo hoje (31) e verifiquei todas as notícias. Todos os clubes estavam se preparando, até mesmo o Londrina, para uma tabela com a perda dos pontos, mas de olho no que poderia mudar com o resultado”, afirmou Domingos Moro, advogado do Tubarão, à Tribuna.

Ou seja, agora, depende apenas dos times alcançarem seus objetivos. A partir deste domingo (3), título estadual e duas vagas na Série D estarão em jogo. O primeiro capítulo acontece todo ele no interior paranaense. Toledo, Cornélio Procópio, Londrina e Foz do Iguaçu receberão os quatros jogos de ida da segunda fase.

No entanto, o julgamento, embora tenha mantido os confrontos esperados, pode ter sido fundamental na classificação da primeira fase. Se o Tubarão não conseguiu recuperar os seis pontos, ao menos, para Moro, serviu para motivar o time na briga para terminar entre os oito melhores.

“Tudo que era possível, foi feito, inclusive mantendo uma discussão sobre um assunto que todo mundo achava que já estava resolvido e no momento certo pode até ter ajudado o Londrina a recuperar-se no campeonato, independentemente dos pontos. Quando perdeu os pontos, o time sentiu um pouco e perdeu alguns jogos que poderia ganhar. Depois, se motivou a conseguir a melhor colocação possível”, acrescentou o advogado.

Se interferiu de alguma forma ou não na classificação, o que vale agora é que o Campeonato Paranaense será definido mesmo com a bola rolando.


Julgamento

O julgamento no STJD durou cerca de vinte minutos. Por unanimidade (cinco votos a zero), o tribunal manteve a punição de seis pontos imposta ao clube pela escalação irregular do volante Germano, ainda na primeira rodada do Campeonato Paranaense.

“A avaliação é que nós tínhamos um fato inconteste e grave, mas do outro lado defeitos processuais que poderiam rever estes fatos. Nas práticas, os defeitos foram todos reconhecidos, só que o tribunal entendeu que o fato era maior que os defeitos e juntando a obrigatoriedade da pena, os defeitos não anulariam o cumprimento da penalidade”, afirmou Domingos Moro.

Retórica! Veja mais sobre o futebol do estado  na coluna do Mafuz!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna