Depois de cinco anos, o Liverpool está de volta à elite do futebol europeu. Nesta terça-feira, a equipe volta a jogar a Liga dos Campeões, competição da qual já foi cinco vezes campeão, depois de um incômodo hiato. O rival será o pouco conhecido Ludogorets Razgrad, time búlgaro que surpreendeu nos playoffs.
“Vamos respeitá-los como se fôssemos jogar contra o Real Madrid”, garantiu o técnico do Liverpool, Brendan Rodgers, nesta segunda-feira, em entrevista coletiva. Na temporada passada, o Ludogorets jogou a Liga Europa pela primeira vez e foi até às oitavas de final. Neste ano, eliminou Partizan Belgrado e Steaua Bucareste (nos pênaltis) para avançar a uma inédita fase de grupos.
Já o Liverpool tem história muito mais gloriosa: além dos cinco títulos (1977, 1978, 1981, 1984 e 2005), fez mais duas finais, ficando com o vice em 1985 e 2007. Só os gigantes Real Madrid (10) e Milan (sete) têm mais títulos.
Nos últimos anos, porém, o Liverpool foi coadjuvante do futebol inglês. Na temporada passada, a vaga veio depois do vice-campeonato na Premier League, em uma disputa ponto a ponto contra o Manchester City. Agora, como recompensa, Brendan Rodgers vai estrear na Liga dos Campeões.
“É parte da minha jornada como treinador, claro. É o nível que todo treinador quer chegar no seu trabalho. Mas ser capaz de liderar um clube especial no seu retorno à Liga dos Campeões é um privilégio que eu fui capaz de alcançar”, admitiu Rodgers.