O chinês Liu Xiang, campeão olímpico dos 110 metros com barreiras em 2004, mostrou confiança às vésperas de seu retorno às pistas. Depois de mais de um ano afastado, ele disputará o meeting de Xangai, no domingo.
“Existe um grau de risco, mas acredito que possa competir neste nível. A recuperação depois da cirurgia tem sido muito boa. Se eu não estivesse recuperado, eu não voltaria a competir”, disse o atleta, que sofre com uma lesão no tendão de Aquiles da perna direita.
A última competição oficial de Liu Xiang foi a Olimpíada de Pequim. Na ocasião, já lesionado, ele tentou competir no sacrifício, mas desistiu antes mesmo da largada de sua eliminatória, calando o Ninho de Pássaro. Agora, ele tem a chance de enfim correr diante de seus compatriotas.
Depois da decepção nos Jogos, o atleta de 26 anos disse que poderia abandonar as competições caso sofresse uma nova lesão. O tratamento de Liu Xiang incluiu procedimentos da medicina tradicional chinesa, o que foi questionado por muitos especialistas.