O chinês Liu Xiang admitiu nesta quinta-feira que pode encerrar precocemente a carreira caso sofra nova grave contusão, como a que o impediu de disputar a Olimpíada de Pequim. Enquanto isso, seu treinador revelou que ele corre o risco de nunca mais ser o mesmo atleta depois da lesão que o afastou das competições durante todo o segundo semestre de 2008.
Campeão olímpico dos 110 metros com barreiras nos Jogos de Atenas, em 2004, Liu Xiang virou um dos maiores ídolos do esporte chinês. Mas frustrou seus fãs ao não conseguir competir na Olimpíada de Pequim, quando chegou a entrar na pista mas não suportou as dores da lesão. Por conta dessa contusão no pé direito, ele foi operado em dezembro, nos Estados Unidos, e luta agora para voltar.
“Se sofrer nova contusão, direi adeus ao esporte”, avisou Liu Xiang, em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal chinês China Daily. “Se eu não tivesse tido essa lesão, planejava me aposentar aos 30 anos (atualmente, ele está com 25 anos).”
Enquanto isso, o técnico Sun Haiping disse, ao mesmo jornal chinês, que tem dúvidas sobre a recuperação de Liu Xiang. Ele acredita que seu pupilo não conseguirá repetir suas melhores performances, como a de 2005, quando bateu o recorde mundial dos 110 metros com barreiras, ao fazer 12s88.
“Liu era um atleta de alto nível antes da contusão, mas seu treinamento foi afetado e ele dificilmente fará aqueles melhores tempos novamente”, explicou Sun Haiping, que espera levar seu pupilo ao Campeonato Mundial de Atletismo, em agosto, na Alemanha. “Temo que mesmo quando esteja bem fisicamente, ele possa temer uma nova contusão.”