O Flamengo não desiste de ser reconhecido como legítimo vencedor do Campeonato Brasileiro de 1987 e conseguiu manter indefinido o destino da Taça das Bolinhas. Nesta segunda-feira, o departamento jurídico do clube carioca conseguiu uma liminar que impede a entrega do troféu ao São Paulo, que aconteceria nesta segunda-feira.

continua após a publicidade

De acordo com a Justiça, a Taça das Bolinhas não pode ser dada para um clube até que aconteça uma definição sobre o Campeonato Brasileiro de 1987. O Flamengo fez uma solicitação em abril de 2010 à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pedindo uma reavaliação da decisão que aponta o Sport como campeão nacional daquele ano.

A entrega do troféu gera polêmica desde 2007, quando o São Paulo ganhou o Campeonato Brasileiro pela quinta vez em sua história. O critério era de que a Taça das Bolinhas seria entregue justamente ao clube que conquistasse primeiro o torneio por cinco vezes alternadas ou por três vezes de forma consecutiva.

No entanto, o Flamengo também reivindica o prêmio, já que teoricamente seria o primeiro pentacampeão – faturou o seu quinto título nacional em 1992. Mas a CBF não reconhece o título da Copa União de 1987. Na ocasião, os principais clubes brasileiros se uniram para criar uma liga alternativa. Porém, a entidade aponta o Sport como campeão daquele ano.

continua após a publicidade

A polêmica ganhou ainda mais força quando, no ano passado, a CBF resolveu reconhecer os títulos nacionais conquistados antes da criação do Campeonato Brasileiro, entre 1959 e 1970. Se aquelas conquistas fossem levadas em conta, o Santos teria direito ao troféu, pois foi o primeiro pentacampeão.