Porto, Portugal (AG) – Já classificada para a próxima fase da Liga Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei venceu a equipe portuguesa por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/20 e 25/23, na tarde de ontem, no Pavilhão Rosa Mota, na Cidade do Porto, em Portugal. O confronto foi o primeiro dos dois válidos pela sexta e última rodada da fase classificatória. Com o resultado, o Brasil, líder do grupo A, conquistou a 11.ª vitória na competição e permanece invicto. Hoje, às 13h, a seleção volta a enfrentar o time de Portugal, último colocado no grupo.
Meninas vencem
A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou, na madrugada de ontem, a seleção da Alemanha por 3 a 1, parciais de 17/25, 25/13, 25/9 e 25/18. O jogo foi válido pela segunda rodada da fase de classificação do Grand Prix e disputado na cidade de Miao Li, em Taiwan. No primeiro jogo da competição, o Brasil venceu a República Dominicana por 3 a 0.
No primeiro set contra as alemãs, o time do técnico José Roberto Guimarães teve falhas na recepção e no ataque e por isso perdeu por 25 a 17. “O saque e o passe não funcionaram, tivemos também dificuldades para atacarmos as primeiras bolas”, comentou o treinador.
No segundo set, a levantadora Fernanda Venturini variou bastante as jogadas e o time fechou com certa facilidade: 25/13. “Retomamos a concentração”, avaliou Zé Roberto.
No set seguinte, o bloqueio brasileiro funcionou com bastante eficiência e o time venceu com tranqüilidade por 25/9. As alemãs reagiram no quarto set, mas Walewska mostrou suas qualidades no bloqueio e no ataque e ajudou a seleção a ganhar por 25/18.
A atacante Érika foi a maior pontuadora do jogo com 16 acertos.