A Uefa sorteou nesta quinta-feira, em Mônaco, os grupos da Liga dos Campeões 2013/2014 e o destino das bolinhas retiradas dos potes proporcionou a reedição do confronto entre Barcelona e Milan. Os dois gigantes, que na edição passada da competição se enfrentaram nas oitavas de final, com o time espanhol eliminando a equipe italiana, irão se enfrentar pelo terceiro ano consecutivo no torneio continental.
Desta vez, o clube de Milão e o Barça caíram no Grupo H, que também contará com Ajax, da Holanda, e Celtic, da Escócia. Curiosamente, Milan e Barcelona também ficaram no mesmo Grupo H no sorteio da edição 2011/2012 da Liga dos Campeões, conquistada pelo Chelsea.
Desta forma, o Milan terá nova chance de se vingar do poderoso rival, pois na edição 2010/2011 da Liga dos Campeões o Barcelona também levou a melhor na fase de grupos. Depois de empatar por 2 a 2 na Espanha, venceu a equipe milanesa por 3 a 2 em solo italiano.
E, se terá mais um reencontro entre estes dois gigantes europeus, a Liga dos Campeões não contará com nenhum grupo que pode ser considerado o “da morte” nesta edição 2013/2014. Em geral, as chaves ficaram equilibradas. O Grupo A, por exemplo, traz Manchester United como grande força e tem Shakhtar Donetsk, Bayer Leverkusen e Real Sociedad como candidatos a uma possível segunda vaga nas oitavas de final.
Já o Grupo B reservou como grande atrativo o clássico entre Real Madrid e Juventus, que serão os grandes favoritos a avançar em uma chave que também terá o Galatasaray, da Turquia, e o Copenhague, da Dinamarca.
O Bayern de Munique, por sua vez, começará a defender a condição de atual campeão em um Grupo D que promete não ser fácil, pois contará com o Manchester City e ainda obrigará a equipe a viajar até a Rússia para pegar o perigoso CSKA Moscou. O Viktoria Pilsen, da República Checa, é o azarão desta chave.
Novo rico do futebol europeu, o Paris Saint-Germain não pode reclamar do sorteio desta quinta, pois não precisará encarar nenhum grande favorito ao título neste estágio. Pegará o Benfica, de Portugal, o Olympiakos, da Grécia, e o Anderlecht, da Bélgica, no Grupo C.
Da mesma forma, o Chelsea tentará se redimir do fracasso do ano passado, quando foi eliminado na fase de grupos, em uma chave considera tranquila. A equipe inglesa pegará o Schalke 04, da Alemanha, o Basel, da Suíça, e o Steaua Bucareste, da Romênia, no Grupo E.
O Borussia Dortmund, atual vice-campeão, terá de encarar um início de competição que promete ser mais complicado do que o de PSG e Chelsea. A equipe irá encarar Napoli e o Arsenal, perigosos e sempre fortes jogando em casa, e também medirá forças com o Olympique de Marselha no Grupo F.
A fase de grupos da Liga dos Campeões terá sua primeira rodada nos próximos dia 17 e 18 de setembro, sendo que o playoff que definiu os últimos classificados para este estágio da competição foi encerrado na última quarta-feira, quando o Milan foi um dos times a assegurar vaga. A decisão da competição ocorrerá em Lisboa, no dia 24 de maio de 2014.
Confira os grupos da Liga dos Campeões 2013/2014:
Grupo A
Manchester United
Shakhtar Donetsk
Bayer Leverkusen
Real Sociedad
Grupo B
Real Madrid
Juventus
Galatasaray
Copenhague
Grupo C
Benfica
Paris Saint-Germain
Olympiakos
Anderlecht
Grupo D
Bayern de Munique
CSKA Moscou
Manchester City
Victoria Pilzen
Grupo E
Chelsea
Schalke 04
Basel
Steaua Bucareste
Grupo F
Arsenal
Olympique de Marselha
Borussia Dortmund
Napoli
Grupo G
Porto
Atlético de Madrid
Zenit
Áustria Viena
Grupo H
Barcelona
Milan
Ajax
Celtic