Quatro dos principais candidatos ao título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck de 2005 vão comandar o grid da sétima etapa, hoje, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Vignaldo Fízio, vencedor da última prova disputada no circuito paranaense, em 2003, obteve na tarde de ontem a pole-position. O piloto da Mercedes-Benz terá a seu lado, na primeira fila do grid, o Scania do também paulista Roberval Andrade.

continua após a publicidade

Vignaldo e Roberval ocupam o quarto e quinto lugares na classificação do campeonato. Somam 45 e 36 pontos, respectivamente. O paranaense Leandro Totti, terceiro na tabela com 48 pontos, vai alinhar seu Ford em terceiro lugar em Curitiba. Em quarto, estará o Ford de Djalma Fogaça, sexto no campeonato com 35 pontos. O paranaense Fabiano Brito, vice-líder da temporada com 50 pontos, vai largar em oitavo com seu Volvo.

Os cinco pilotos são os que têm as maiores chances de, nas três últimas provas do ano, tomar a liderança do paranaense Wellington Cirino, afastado das pistas por conta de um acidente. "Essa disputa vai ficar ainda mais interessante a partir de Curitiba. A própria formação do grid sugere isso", observa Andrade, único da lista quíntupla que já conquistou um título na Fórmula Truck e foi o campeão na temporada de 2002, com três vitórias.

Último piloto a conquistar uma vitória na categoria, na prova do dia 10 de julho em Londrina, Roberval perdeu a pole na metade de sua volta rápida, com o estouro da turbina de seu Scania número 420. "Na saída da curva do Pinheirinho, percebi o estouro. Quando vi que mesmo assim era segundo, quase não acreditei", conta.

continua após a publicidade

Roberval promete uma atuação decisiva para sua pretensão de chegar ao título. "Eu tenho nas mãos um caminhão competitivo e confiável, e preciso marcar o máximo possível. Vai ser uma corrida de muita cautela, mas se houver a chance de atacar, não vou desperdiçar", avisa, manifestando especial preocupação com a largada. "Vou largar pelo lado de fora. Aí, tem aquela preocupação, a possibilidade de um toque que precisa ser evitado", lembra.

A etapa curitibana da F-Truck marca a implantação de algumas mudanças no regulamento desportivo. Uma dessas mudanças pôde ser verificada já no treino classificatório, com os pilotos buscando posição no grid em apenas uma volta. Até a prova passada, eram três. Na largada deste domingo, um radar na linha de partida vai monitorar a velocidade do pole, determinando dois limites. O mínimo será de 40 km/h e o máximo, de 70 km/h.

continua após a publicidade

A sétima etapa da temporada da Fórmula Truck terá largada às 14h15 de hoje. A prova será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Rede TV!.