São Paulo – Palmeiras, São Paulo e Paulista são os clubes brasileiros que entram em campo pela Copa Libertadores da América, numa rodada de jogos que promete ser decisiva para a definição dos classificados para as oitavas-de-final. Já o Corinthians não joga, mas pode ser beneficiado por uma partida de seu grupo e garantir sua vaga.
A melhor situação de todos é do Palmeiras, que já está classificado para as oitavas-de-final e faz seu último jogo nesta fase. Assim, o time entra em campo amanhã, contra o Cerro Porteño (PAR), no Palestra Itália, precisando da vitória para ficar em primeiro lugar do grupo 7.
Hoje, o São Paulo enfrenta o Cienciano no Peru. E pode até conseguir a classificação no grupo 1 com uma rodada de antecedência, desde que ganhe seu jogo e o Chivas (MEX) derrote o Caracas (VEN) no mesmo dia.
Também hoje, o Paulista precisa vencer o Libertad, no Paraguai, para manter suas chances de classificação. O time de Jundiaí está em terceiro lugar do grupo 8, com 5 pontos em 4 jogos. A liderança é da própria equipe paraguaia, que tem 8, enquanto o River Plate (ARG) está com 6 e enfrenta o já eliminado El Nacional (EQU) no mesmo dia.
Para o Corinthians, é hora de ficar na torcida.
O time só volta a jogar no dia 19, no encerramento de sua participação no grupo 4 da primeira fase. Mas poderia se classificar ontem, se o Tigres (MEX) perdesse para o Deportivo Cali (COL), em jogo que não havia terminado até o fechamento desta edição.
Dois outros clubes brasileiros participam da Libertadores, mas não jogam esta semana. O Inter é líder do grupo 6 e ainda briga pela vaga. E o Goiás já está classificado na chave 3.