A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quarta-feira mudanças na Copa Libertadores e na Sul-Americana de 2010. A Libertadores contará com os clubes mexicanos San Luis, de Potosí, e Chivas Guadalajara, a partir das oitavas de final. As novidades foram decididas na reunião do Comitê Executivo da entidade, em Assunção, no Paraguai.

continua após a publicidade

As duas equipes mexicanas entrarão no decorrer da competição para compensar a saída precoce na edição deste ano, quando a gripe suína atrapalhou as disputas das oitavas de final, em maio. Na ocasião, São Paulo e Nacional, adversários dos mexicanos, se recusaram a jogar no país da América do Norte, maior atingido no início da epidemia do vírus H1N1.

Dessa forma, os dois clubes mexicanos se juntarão aos outros três que disputam normalmente a competição – as equipes classificadas ainda não foram definidas. Com esse acréscimo, a Libertadores contará excepcionalmente com 40 times em 2010. O sorteio dos grupos acontecerá nesta sexta-feira.

O torneio manterá a mesma estrutura no ano que vem. A primeira fase terá início no dia 27 de janeiro e será encerrada no dia 3 de fevereiro. A competição será interrompida em junho por causa da Copa do Mundo da África do Sul e terá sequência em julho, com as disputas das semifinais e finais. A decisão vai ser realizada no dia 18 de agosto.

continua após a publicidade

Já a Copa Sul-Americana ganhará mais oito participantes em 2010. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão mais um representante cada no torneio.

“Com esta determinação, as autoridades da Conmebol atenderam ao pedido destes países, que tinham solicitado um aumento de vagas em busca de um maior estímulo em seus torneio locais”, anunciou a entidade, em nota. Brasil e Argentina continuarão com o maior número de representantes, com oito e seis times, respectivamente.

continua após a publicidade

COPA DO MUNDO – A reunião desta quarta também definiu o apoio da Conmebol à candidatura conjunta da Argentina e do Uruguai para sediar o Mundial de 2030. A data, ainda que distante, marcará os 100 anos da competição, que teve sua primeira edição disputada justamente em solo uruguaio. Na ocasião, os donos da casa faturaram o título ao superar os argentinos.