A organização defensora dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que pressione a China para que cumpra sua promessa de dar maior liberdade à imprensa nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.
A hesitação do COI em desafiar as violações da liberdade de imprensa pelo governo chinês contraria a dedicação da Carta Olímpica com os ?princípios éticos? e a ?conservação da dignidade humana?, disse em comunicado Sophie Richardson, subdiretora da organização na Ásia.
A China relaxou o rígido controle que mantém sobre a imprensa estrangeira e, pelo menos teoricamente, os jornalistas podem viajar a trabalho livremente pelo país, exceto nas províncias do Tibete e Xinjiang, duas regiões delicadas para o governo chinês.
?Em menos de um ano é esperada a chegada de cerca de vinte mil jornalistas estrangeiros a Pequim para cobrir os Jogos Olímpicos, e é hora de o COI dar um passo adiante e defender a liberdade de informação?, afirma Richardson. ?Que tipo de mensagem o comitê enviará ao governo chinês??