No ano passado, Lewis Hamilton conseguiu sua primeira pole e sua primeira vitória na F1 em Montreal. Ontem, deu sinais de que tem boas chances de um ?repeteco? neste fim de semana. Na abertura dos treinos para o GP do Canadá, sétima etapa do Mundial, o inglês da McLaren fechou o dia com o melhor tempo, sendo o único a andar abaixo de 1min16s. Fez 1min15s752, deixando o segundo colocado, Robert Kubica, da BMW Sauber, a 0s271 de distância.

continua após a publicidade

A Ferrari, que começara bem o dia com Felipe Massa fazendo o melhor tempo no treino da manhã, terminou a sexta-feira de cara amarrada. O brasileiro ficou em quinto de tarde, perdendo os últimos 15 minutos da sessão porque seu carro teve uma pane hidráulica no meio da pista. Kimi Raikkonen fechou o treino da tarde em terceiro, 0s341 atrás de Hamilton.

O dia começou com chuva em Montreal, e as primeiras voltas de manhã foram dadas com pista molhada. Por isso mesmo, pouca gente entrou na pista. Movimento, mesmo, sóá nos últimos 20 minutos, quando o asfalto secou. De tarde a atividade foi mais intensa. Para alguns, diga-se. A dupla da Renault, por exemplo, também teve de abreviar o trabalho. Nelsinho Piquet quebrou depois de 17 voltas e Fernando Alonso parou na 30ª.

Foi um péssimo início de GP canadense para o brasileiro, que está sob pressão no time francês. Por conta da quebra, terminou o dia em último. Isso não seria um problema, já que quebras acontecem. Mas, para ele, será. Nelsinho nunca andou no circuito Gilles Villeneuve e perdeu mais de uma hora de treino que dedicaria a conhecer a pista.

continua após a publicidade

Kubica, que no ano passado sofreu forte acidente em Montreal, acabou sendo o destaque do dia ao lado de Hamilton. O polonês voltou a andar bem mais rápido que seu companheiro Nick Heidfeld, sexto colocado. Outros que fizeram bonito foram Mark Webber, sétimo com a Red Bull, e Sebastian Vettel, nono com o novo carro da Toro Rosso, que só disputou uma corrida até agora, em Mônaco.

Hoje sai o grid de largada para a corrida, com a sessão de classificação que começa às 14h de Brasília. Hamilton, líder do campeonato, passou a ser considerado o favorito à posição de honra depois do ótimo resultado de ontem. Mas Massa, que tem sido o ?poleman? da temporada, não deve ser descartado. ?O que vale é o sábado?, disse ontem, chateado com a quebra da Ferrari.

continua após a publicidade