O técnico Levir Culpi coloca o Atlético em campo amanhã na busca do equilíbrio perdido no campeonato brasileiro. Depois de seis jogos sem perder e mostrando um bom futebol, a equipe sofreu duas derrotas seguidas e apresentou falhas grosseiras na defesa. Agora, diante do Galo, o treinador aposta num sistema defensivo mais consistente, mas sem abdicar do ataque contra os mineiros. Tudo para voltar a vencer e se manter entre os primeiros da competição. A novidade poderá ser a presença do volante Pingo.
“O Atlético vai procurar o equilíbrio durante o jogo, nós vamos ter oportunidade para marcar e eles também vão ter. Isso fatalmente irá acontecer durante o jogo e o importante é que o time esteja equilibrado”, aponta o treinador rubro-negro. Segundo ele, esse tal equilíbrio é um jogo inteligente com todos os compartimentos atuando de acordo com os treinamentos. “Tudo tem que funcionar, o time tem que ter equilíbrio no sistema defensivo, no meio-de-campo e no ataque”, destaca.
Segundo ele, não foi só a defesa que vacilou contra Flamengo e Vitória, o ataque também não rendeu o esperado. “Um pouco de cada coisa. Tivemos problemas no sistema defensivo, mas também no ataque. O número de oportunidades continua sendo grande e normalmente o Atlético marca gols. Nós tínhamos atingido um bom nível no sistema defensivo e temos que repetir esse equilíbrio”, analisa. Mesmo assim, ele sabe que a defesa precisa voltar a render melhor. “O time tem que se estabilizar bem no sistema defensivo para que esse equilíbrio também tenha continuidade”, projeta.
Nos trabalhos de ontem, Levir voltou a mudar o esquema tático e, agora, acena com a possibilidade de manter o 4-4-2. Tudo porque o zagueiro Fabiano continua sentindo uma contusão na coxa esquerda e dificilmente terá condição de jogo para amanhã. Hoje, ele será avaliado pelo departamento médico do clube, que dará a palavra final. Sem ele, a tendência é o 4-4-2, mas com novidades.
Se o meia Fernandinho volta para a meia (o treinador chegou a testar o jogador de ala-direito), Raulen continua no time e Washington tem o retorno garantido, e o volante Alan Bahia deverá mesmo ficar na reserva.
Filme do “Rei” inspira atleticanos
Na busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro, nada melhor do que se inspirar no maior atleta do futebol de todos os tempos. Aproveitando a estréia do filme “Pelé Eterno” na cidade, o goleiro Diego, o lateral-esquerdo Marcão, o volante Bruno Lança e o atacante Washington foram conferir de perto algumas das jogadas geniais do Rei transportadas para a tela do cinema. Os jogadores, como já era esperado, saíram maravilhados da sala de exibição.
“Foi muito bom o filme. O Pelé é um exemplo para todos nós. Assistir a um filme como esse é uma motivação para continuarmos trabalhando”, disse o atacante Washington. Também maravilhado ficou o goleiro Diego, que teria a difícil missão de parar o melhor de todos. “A única coisa que poderia fazer era pegar a bola no fundo das redes. O talento dele era impressionante”, declarou o arqueiro rubro-negro.
Em cartaz em várias salas do Brasil, “Pelé Eterno” resgata para as novas gerações cenas raras e reconstituições de alguns do melhores momentos do Rei.
Bonamigo faz Galo acertar pontaria
Já com a equipe escalada, o técnico Paulo Bonamigo agora acerta os detalhes finais para a partida de domingo, às 18 horas, no Mineirão, contra o Atlético Paranaense, pela 11.ª rodada do campeonato brasileiro. Ele está preocupado, sobretudo, com as finalizações.
“Estamos numa competição equilibrada, com jogos decididos nos detalhes. Quando temos uma semana para trabalhar a equipe, procuramos aperfeiçoar a questão da conclusão a gol”, explicou Bona.
A única mudança na equipe está no ataque. Com Quirino suspenso, Wagner ganha nova oportunidade para atuar ao lado de Alex Mineiro: “Muda uma peça, não muda muito o posicionamento”, justificou Bonamigo, que espera que Wagner reencontre o futebol do estadual, quando era titular.
O alívio pela primeira vitória em casa no brasileirão (2 x 1 sobre o Fluminense) tem de dar lugar agora à concentração para o jogo com o Atlético-PR.