O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou, ao final das competições nacionais, um balanço anual dos processos julgados pela entidade durante toda a temporada de 2015. O Atlético, apesar de não ter tido nenhuma grande punição durante o ano, está no top 10 dos clubes mais apenados. O Furacão aparece na nona posição com 11 punições, somando as penas dadas ao clube ou aos jogadores do time.

continua após a publicidade

Lidera o ranking o Vasco, com 23 punições. O Santos, com 20, o Ceará com 17 e o São Paulo com 16 punições aparecem na sequência. Por outro lado, o time mais disciplinado do futebol brasileiro nesta temporada foi o Atlético-GO, que sofreu apenas duas punições do STJD. Atlético-MG, Criciúma e Macaé, com três cada, aparecem na sequência entre os que menos foram punidos.

Melhorias

Ainda de acordo com o balanço divulgado pelo STJD, houve uma diminuição de 34% de denúncias envolvendo brigas de torcida no futebol brasileiro em relação ao ano passado. Em 2014, foram julgadas 114 denúncias, enquanto neste ano foram registrados apenas 75 casos. No futebol paranaense, somente o Coritiba foi apenado por conta disso. Aconteceu na partida contra o Sport, que terminou em 0x0, no dia 2 setembro, quando torcedores do clube pernambucano brigaram no setor visitante do Couto Pereira e, mesmo assim, o Verdão precisou cumprir pena de um mando de campo, quando recebeu o Santos no estádio vazio. Na ocasião, o Alviverde venceu por 1×0, no dia 22 de novembro.

continua após a publicidade

Processos julgados

Apesar da diminuição nos casos envolvendo briga de torcedores, o número de processos julgados aumentou 54% desde 2013. Os casos subiram de 757 em 2013 para 1130 em 2014 e, neste ano, a entidade julgou nada menos do que 1173 ocorrências.

continua após a publicidade

O artigo líder em punições, segundo o levantamento, com 113 condenações no total, foi o 258, que pune atletas com condutas contrárias à ética desportiva e que envolve também a relação polêmica com a arbitragem. Apesar de diversas palestras promovidas por membros do STJD nos clubes, o número foi considerado alto.

Jogadores

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva divulgou também a lista dos jogadores qu mais foram punidos. O atacante Kieza, do Bahia, que teve uma pena de cinco jogos de suspensão em três punições diferentes, foi o atleta mais ‘problemático’. O volante Leandro Donizete, do Atlético-MG e o zagueiro Gabriel Dias, do Boa Esporte, aparecem em segundo, com quatro jogos de suspensão cada.