A temporada 2008 está encerrada oficialmente para o zagueiro Nenê, do Coritiba. No domingo, o jogador rompeu o tendão-de-aquiles do tornozelo direito ao tentar dar um arranque dentro da área para marcar o atacante Alex Mineiro, do Palmeiras, quando a contusão aconteceu.
Ontem, o jogador foi submetido a um exame mais completo para constatar a gravidade da lesão, o resultado sai hoje, mas o próprio departamento médico já está programando a cirurgia para quinta-feira e avisa que o defensor deverá ficar entre três e quatro meses parado e, assim, não conseguirá voltar a jogar este ano.
“Estamos aguardando ainda o resultado final do exame, mas o exame clínico e a avaliação que nós fizemos é que ele sofreu um rompimento do tendão-de-aquiles do tornozelo direito”, revelou Lúcio Ernlund, chefe do departamento médico alviverde. De acordo com ele, está claro que foi isso que aconteceu, apesar da ressonância magnética ainda não estar disponível.
“Havendo essa confirmação, que nós estamos aguardando, é uma situação que precisa de cirurgia e nós operaríamos o Nenê já na quinta-feira, dependendo só de detalhes”, informa.
O maior problema para o jogador, no entanto, é que a recuperação é demorada e vai consumir o restante da temporada, que termina no dia 7 de dezembro para o Coritiba.
“Entre três e quatro meses e praticamente termina o campeonato para ele, porque estamos em meados de agosto já. Para ter uma recuperação completa e ter condição de jogar com segurança vai tomar o final do ano para ele”, lamenta o médico. Por isso, a preocupação com o atleta, mas também o profissional que vai precisar se recuperar bem para jogar na próxima temporada.
“Temos que cuidá-lo para que, se não tiver condição de voltar ao Coritiba, que ele possa fazer um bom contrato com quem for no ano que vem”, projeta Ernlund. Como não poderia deixar de ser, Nenê ficou bastante abalado com a lesão. Ele realizou apenas o exame após o almoço e logo foi para casa para descansar, sem falar com ninguém e apenas ficar com a família.
É possível que ele fale sobre o assunto hoje, assim que souber dos médicos do Coritiba todos os detalhes da lesão e da recuperação. Além dele, o Coxa está com o meia Pedro Ken e o lateral-direito Dick em recuperação, devido a problemas no joelho, e eles também só voltam a atuar no ano que vem.