O ídolo do Real Madrid Alfredo Di Stefano recebeu homenagem das entidades que comandam o futebol mundial, de seu ex-clube e de colegas jogadores em uma celebração ocorrida em Madri, neste domingo. O ex-jogador, de 81 anos, recebeu um prêmio especial de Michel Platini, presidente da Uefa, que chamou o atacante argentino de "um grande entre os grandes", enquanto contemporâneos de Di Stefano o descreveram como o jogador mais completo que já houve no futebol.
"Entre os nomes escritos em ouro na história do nosso esporte há um lugar especial para Alfredo Di Stefano", disse Platini durante a cerimônia no estádio Santiago Bernabeu. "A história do futebol simplesmente não pode ser imaginada sem você.
Di Stefano, que começou a carreira no River Plate e fez sua fama de goleador no time colombiano do Millonarios, transformou o Real Madrid na equipe de maior sucesso no continente, quando levou o clube à vitória em cinco Copas Européias seguidas, entre 1956 e 1960. Nomeado duas vezes o melhor jogador europeu do ano, em 1957 e 1959, ele marcou 418 gols em 51 partidas oficiais pelo Real e anotou quase 900 gols em uma carreira ilustre, de mais de 20 anos.
Di Stefano agradeceu aos colegas de profissão. "Eu sempre fui um jogador de grupo, e então gostaria de dedicar esta honra a todos meus companheiros de equipe, e a todos os jogadores que enfrentei ao competir neste esporte.