(AE) – A Copa América deste ano será um evento em que os torcedores terão mais um motivo para ficar com a ?garganta seca?, além da emoção dos jogos. Os organizadores da competição sul-americana, que ocorrerá este ano na Venezuela, anunciaram a proibição do consumo de bebidas alcoólicas dentro e nas proximidades dos estádios em que ocorrerão as partidas.

continua após a publicidade

O ministro da Defesa da Venezuela, Isaias Baduel, também encarregado da segurança do torneio, garantiu que os responsáveis pela segurança expulsarão qualquer pessoa que estiver alcoolizada dos jogos.

A Copa América sediada pela Venezuela ocorrerá entre os dias de junho e 15 de julho.

A proibição é a primeira do tipo no país em que consumir bebidas durante eventos esportivos é uma tradição muito mais forte do que em outros países em que o futebol é popular.

continua após a publicidade

A Venezuela consome 80 litros de cerveja por pessoa, anualmente. O presidente Hugo Chávez, irritado com anúncios de bebidas em público, ordenou à Guarda Nacional, em outubro, que apreendesse os caminhões de cerveja que vendiam diretamente nas ruas do país, em bairros pobres. A medida teve pouco efeito.

O ministro pediu o apoio da população para fazer valer a proibição durante a Copa América. A intenção, segundo Baduel, é evitar conflitos e garantir um clima de ordem durante o torneio.

continua após a publicidade

Também na sexta-feira, a Conmebol anunciou que o sorteio das chaves do campeonato foi adiado para o dia 14 de fevereiro. Os times serão divididos na primeira fase em três grupos, liderados por Argentina, Brasil e a anfitriã Venezuela. Os organizadores aguardam um público de 500 mil pessoas para o evento.