São Paulo – O pagamento de bicho (prêmio por vitória) ganhou uma nova leitura no futebol. Dois clubes – um do Brasil e outro da República Checa – resolveram inverter os papéis e decidiram multar seus jogadores após sofrerem uma goleada. A iniciativa, até então inédita, foi adotada há pouco mais de uma semana pela direção do Slavia Praga, onde joga o brasileiro Adauto, ex-Atlético. A equipe perdeu por 4 a 0 para o Liberec. O presidente Vladimir Leska, irritado, resolveu multar os atletas.

continua após a publicidade

Esta semana, numa atitude idêntica, a diretoria do Londrina aplicou multa de 20% nos salários dos jogadores depois da goleada de 5 a 0 sofrida diante do Atlético.

?Não foi nem porque o time perdeu. Fizemos isso para que os jogadores façam uma auto-avaliação sobre o comportamento deles em campo. Para que eles acordem e vejam o que fizeram de errado?, explicou o presidente do Londrina, Agostinho Garrotte.

Agora enfrenta o Paranavaí e o Iraty, ambos em casa. ?Se ganhar do Paranavaí, podemos até rever a punição?, disse o Garrotte. Mas, e se perder ? ?Se perder de novo eu não sei o que vamos fazer. Aí, vamos ter de estudar?, afirmou.

continua após a publicidade

Garrotte diz estar convicto do acerto da medida. ?Os salários estão em dia; oferecemos toda infra-estrutura para treinamentos, logística de viagens, hotéis, concentração?, disse ele. ?Se a diretoria não toma nenhuma atitude, vão acusar a gente de omissão?, acredita.

No Slavia Praga a situação é um pouco mais complicada. A diretoria suspendeu o pagamento de bicho no início do returno do campeonato nacional onde o clube é vice-líder, atrás do tradicional rival Sparta Praga. Com a goleada diante do Liberec em casa, o dirigente perdeu a paciência.

continua após a publicidade

Ao chegarem para treinar na manhã seguinte, os jogadores ouviram do técnico Josef Csaplar que teriam que pagar uma multa de 30 mil korunas checas, o equivalente a 3 mil reais. O valor deveria ser divididos entre os jogadores.

?Particularmente, acho que ele está certo, pois os jogadores estavam mais preocupados com os play-offs da liga de Hockey do que com a partida?, acusa Adauto, campeão brasileiro com o Atlético em 2001.