LeBron James foi eleito o melhor jogador da temporada regular da NBA pela quarta vez na carreira, entrando para um seleto grupo que reúne apenas os astros Kareem Abdul-Jabbar, Michael Jordan, Bill Russell e Wilt Chamberlain, os outros que ganharam o prêmio em pelo menos quatro anos. Aos 28 anos, o jogador do Miami Heat foi dominante durante a disputa do campeonato, com médias de 26,8 pontos, 8,0 rebotes e 7,3 assistências por jogo antes de chegar aos playoffs. Agora, ele está embalado na luta para ser o bicampeão da liga norte-americana de basquete.
Com a vitória na eleição, anunciada oficialmente pela direção da NBA neste domingo, LeBron James fatura o prêmio pela quarta vez nas últimas cinco temporadas – a exceção foi no campeonato de 2010/2011, quando o ganhador foi Derrick Rose, do Chicago Bulls. Assim, o astro do Miami Heat passa a ter os mesmos quatro troféus de Wilt Chamberlain como melhor jogador, ficando atrás apenas de Kareem Abdul-Jabbar (seis), Michael Jordan (cinco) e Bill Russell (cinco).
Na eleição, que contou com os votos de 120 jornalistas que fazem a cobertura da temporada e mais 1 voto dado para aquele que foi o mais votado pelos torcedores no site da NBA, LeBron somou 1.207 pontos, sendo 120 votos como primeiro colocado e 1 como segundo. O segundo lugar na disputa ficou com Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, com 765 pontos, seguido por Carmelo Anthony (New York Knicks), Chris Paul (Los Angeles Clippers) e Kobe Bryant (Los Angeles Lakers).
A entrega do troféu de melhor jogador da temporada será entregue para LeBron na noite desta segunda-feira, antes do jogo que abre a série válida pelas semifinais da Conferência Leste, quando o Heat recebe o Chicago Bulls em seu ginásio. Apesar do novo prêmio individual na brilhante carreira, o astro promete manter a concentração para confirmar o favoritismo e conduzir a equipe de Miami ao segundo título consecutivo, que também seria o seu segundo na NBA.