Tanto a NBA quanto a Associação de Jogadores de Basquete Nacional (NBPA, na sigla em inglês) não escondem o pessimismo quanto à realização da temporada 2011/12. A greve que atinge o basquete norte-americano está longe do fim e o acerto entre atletas e franquias parece improvável, pelo menos a curto prazo.
Mesmo assim, o astro LeBron James mantém a confiança e acredita que poderá disputar o próximo campeonato normalmente. “Neste momento, estou trabalhando visando a temporada da NBA. Acredito que teremos uma temporada e espero que os dois lados possam se acertar”, declarou.
Vice-campeão da última temporada com seu Miami Heat, derrotado pelo Dallas Mavericks na decisão, LeBron James seguiu o exemplo de outros jogadores e aproveitou a greve para realizar uma excursão promocional pela Ásia. O ala/armador está em Taiwan.
Desde o dia 1º de julho, os jogadores estão em greve, por conta da falta de um acordo coletivo de trabalho na liga norte-americana. A NBPA e a NBA já se reuniram, buscando acabar com o impasse, mas deixaram o encontro pessimistas. David Stern, comissário da NBA, acusou os atletas de “má fé” e ouviu críticas como resposta.
Caso a greve perdure até o começo de novembro, quando está previsto o início da próxima temporada, o campeonato terá seu número de partidas reduzido. Se ainda assim o impasse for mantido, há o risco de a competição não ser realizada.