Rio – A relação entre Flamengo e Júlio César, marcada por títulos e decepções, chegou ao fim. De boné azul, bermuda florida, camisa cinza e chinelo, o goleiro visitou ontem a Gávea para se despedir do presidente Marcio Braga, além de doar 100 cestas básicas para os funcionários. Já o meia Felipe nem precisou ir à sede do clube para saber que não está nos planos do técnico Júlio César Leal, apresentado ontem, para a temporada 2005. Ambos estão livres para acertar contrato com outro time.

continua após a publicidade

O novo treinador adotou um discurso otimista para 2005. Quer pelo menos cinco reforços de boa qualidade técnica para mesclar com os jovens valores revelados nas categorias de base da Gávea. "O Flamengo vai buscar jogadores que sejam técnicos, inteligentes, velozes e tenham raça, que é primordial no clube".

Revelado nas categorias de base do clube, Júlio César demonstrou identidade com camisa rubro-negra. Seu contrato termina no próximo dia 31 de dezembro, mas não será renovado. Não por falta de interesse do Flamengo ou do próprio jogador. Uma proposta da Internazionale de Milão mexeu com a cabeça do goleiro da Seleção Brasileira, que deve oficializar sua contratação no início de janeiro de 2005.

Mas, como o time do atacante Adriano atingiu o limite para a inscrição de atletas estrangeiros, não está descartada a possibilidade de um empréstimo de Júlio César para uma outra equipe brasileira até o meio da próxima temporada – período em que termina o Campeonato Italiano. "Saio com a cabeça erguida e deixo as portas abertas para retornar futuramente. Sei que meu ciclo de vida no clube não acabou. Sempre dei o melhor de mim", declarou o goleiro. "As chances de eu ir para o futebol europeu são muito grandes, mas ainda não assinei nada."

continua após a publicidade

Estopim

Quem também está de saída do Flamengo é o meia Felipe. Destaque da equipe no título do Carioca de 2004, Felipe não conseguiu repetir as boas atuações no Campeonato Brasileiro. Desandou a reclamar da diretoria rubro-negra por causa dos atrasos salariais e contabilizou um excessivo número de cartões amarelos e vermelhos no Nacional.

continua após a publicidade

O estopim ocorreu na goleada sobre o Cruzeiro, por 6 a 2 em Volta Redonda, que garantiu a permanência do clube na Primeira Divisão. Após marcar o último gol do jogo – um golaço, por sinal -, tirou a camisa rubro-negra, atirou-a no chão e fez gestos ofensivos à torcida. "Ele mostrou, por atitudes, que não vai continuar no Flamengo. Já escolheu o caminho dele", disse o vice-presidente de futebol, Gerson Biscotto, durante a apresentação do técnico Júlio César Leal na Gávea.

Veteranos na zaga do Vasco

Rio de Janeiro – O Vasco informou ontem o nome de seus primeiros reforços para a temporada 2005: os zagueiros Adriano, de 31 anos, e Marcos Santos, 29. Além dos dois jogadores, o clube ainda tenta acertar as contratações do atacante Alex Dias, ex-Goiás, e do meia Cléber, do Vitória.

Adriano estava atuando em Portugal e, no Brasil, foi revelado no Sport. Também atuou na Espanha, pelo Compostela. Já Marcos Santos, despertou o interesse do técnico do Vasco, Joel Santana, após jogar o Brasileiro pelo Vitória. Ele foi revelado no Porto, de Caruaru.

Fluminense

O coordenador de Futebol do Fluminense, Paulo Bhering, disse ontem que até o dia 5 de janeiro espera informar o nome dos reforços da equipe para a temporada 2005. O dirigente também admitiu que o clube, a exemplo do Vasco, também está interessado na contratação do atacante Alex Dias, ex-Goiás.

De acordo com Bhering, nem mesmo a ida do meia Petkovic está assegurada. "Ele ainda não assinou contrato". Ontem, surgiu nas Laranjeiras o boato de que o sérvio recebeu uma proposta para atuar no futebol árabe.

Botafogo

A diretoria do Botafogo quer acelerar a renovação de contrato dos principais jogadores do clube em 2004, que se encerra no dia 31 de dezembro, para depois reforçar a equipe. Scheidt e Caio estão na lista de espera. A prioridade no momento é manter o goleiro Jefferson e o atacante Alex Alves, ambos pertencem ao Cruzeiro.

O presidente Bebeto de Freitas vai primeiro acertar os valores salariais de ambos jogadores para, em seguida, entrar em contato com o clube mineiro, que não deve se opor à negociação. De férias, Jefferson quer somente descansar.