A Lazio venceu a Juventus por 3 a 2 neste domingo, no estádio Olímpico de Roma – em jogo que ganhou contornos dramáticos nos minutos finais – e conquistou o quarto título da Supercopa da Itália em sua história (já havia vencido as edições de 1998, 2000 e 2009). O time romano vencia com tranquilidade até os 39 minutos da segunda etapa – com dois gols de Ciro Immobile -, quando o argentino Paulo Dybala marcou duas vezes e empatou o duelo. Mas, já nos acréscimos, o jovem Murgia fez o gol do título para o clube da capital italiana.

continua após a publicidade

A Juventus – que fez a sexta final seguida na competição e é maior vencedora da Supercopa, com sete troféus – começou a partida com uma verdadeira blitz no campo da Lazio. Nos primeiros minutos, houve uma sequência de lances que deixou os torcedores do time da casa preocupados.

continua após a publicidade

No primeiro deles, aos 3 minutos, o lateral-esquerdo brasileiro Alex Sandro cruzou da esquerda para o colombiano Cuadrado tocar no meio da área para o goleiro Strakosha salvar a Lazio. Em seguida, o argentino Dybala chutou cruzado para outra boa defesa do goleiro albanês. Logo depois, Higuaín arriscou de fora da área para exigir outra ótima intervenção do goleiro da Lazio.

continua após a publicidade

Mas após esse começo arrasador da Juventus, o jogo ficou equilibrado. E a Lazio teve a grande oportunidade de abrir o placar, aos 30 minutos, em um pênalti cometido por Buffon sobre Immobile. O próprio atacante bateu firme – apesar do veterano goleiro ter acertado o canto da cobrança – e fez o primeiro da decisão: 1 a 0. Em seguida, Buffon fez ótima defesa e impediu que a Lazio ampliasse o placar ainda na primeira etapa.

No segundo tempo, a Lazio voltou do vestiário determinada e ampliou o resultado rapidamente, mais uma vez com Immobile, que aproveitou um cruzamento vindo da direita e tocou de cabeça para o gol: 2 a 0. Com a vantagem, a equipe romana passou a controlar a partida e praticamente não sofria mais lances de perigo em sua área.

Nos minutos finais, quando todos imaginavam que o jogo se encaminhava para um final sem emoções, a Juventus renasceu. Aos 39 minutos, Dybala reascendeu as chances do clube alvinegro com uma bela cobrança de falta: 2 a 1. Aos 44, o árbitro da partida marcou pênalti sobre o brasileiro Alex Sandro. Dybala bateu e empatou a partida.

Em nova reviravolta, pois já se esperava que decisão iria para a prorrogação, o belga Jordan Lukaku fez grande jogada pela esquerda e tocou para o atacante Murgia, de 21 anos, vindo das categorias de base da Lazio. O jovem completou o cruzamento e fez o gol que deu o título ao clube romano: 3 a 2.

Agora, Lazio e Juventus voltam a campo no próximo fim de semana para a estreia de ambos no Campeonato Italiano. A Juventus, hexacampeã italiana, abrirá a competição no sábado, em Turim, diante do Cagliari. Já a Lazio terá pela frente – também em casa – o Spal, equipe da cidade de Ferrara, no norte do país, que ascendeu da segunda divisão na temporada passada.