Se a busca no mercado nacional por um reforço na lateral direita está cada vez mais difícil, o Atlético poderá optar por repatriar um antigo jogador. Alessandro da Conceição Pinto, 30 anos, mais conhecido entre a torcida rubro-negra como ?Praguinha?, pode estar acertando com o Furacão para a temporada 2008. O jogador foi visto durante a semana passada na Arena da Baixada, por duas vezes, provavelmente ?costurando? o seu retorno. O lateral foi campeão brasileiro pelo Furacão em 2001.
A vinda de Alessandro é possível porque as negociações com os dois laterais pretendidos pelo clube não deram certo. O primeiro foi Sidny, jogador que fez um bom Campeonato Brasileiro pelo Náutico, mas que acabou seduzido pela possibilidade de jogar no futebol europeu. Acertou com o Livorno, da Itália. Outro que deixou o Atlético de mãos abanando foi o lateral Nêgo, revelação da Série C jogando pelo ABC-RN. O Furacão perdeu a disputa para o Galo Mineiro, que apresentou o atleta ontem.
Diante destas baixas, Alessandro pode ser a alternativa encontrada pela diretoria. O jogador tinha a possibilidade de renovar seu contrato com o Botafogo, clube pelo qual atuou no Brasileirão 2007, na reserva de Joílson, mas não acertou a permanência. Tanto que o time carioca está à procura de um novo lateral-direito.
Atualmente, o Atlético conta com dois jogadores para a posição. Jancarlos, que foi titular durante o Brasileirão e tem sido nas últimas três temporadas, e Nei, que não teve um bom aproveitamento no ano, principalmente por causa de contusões e por atuar improvisado em diversas ocasiões.
Pode pintar outro colombiano
A procura do Atlético por um lateral-direito pode trazer ao clube mais um jogador colombiano. Ontem, com a apresentação de Nêgo, o Galo Mineiro informou que desistiu da contratação de Bustos, que defendeu o Grêmio no último Brasileirão. O tricolor gaúcho liberou o jogador pois ele não conseguiu se firmar na equipe e o clube não estaria disposto a pagar U$ 1 milhão para adquirir os direitos federativos que pertencem ao Cúcuta Deportivo. Por esse mesmo motivo, o time mineiro desistiu da transação. Segundo o diretor de futebol do Galo, Beto Arantes, a equipe colombiana só aceita negociar o jogador em definitivo enquanto o Atlético-MG queria Bustos por empréstimo.
Aparentemente sem mercado no Brasil, Bustos retorna ao seu país para defender o Cúcuta, equipe que chegou à semifinal da Libertadores em 2007. Rubén Dario Bustos Torres, 26 anos, foi considerado o melhor jogador colombiano do ano pelo jornal El Tiempo, de Bogotá.
A relação que o Atlético tem com jogadores colombianos – há três atletas no elenco – poderia facilitar a vinda de Bustos. Além disso, o lateral jogou junto com Ferreira – principal jogador atleticano na atualidade. Os dois atuaram no América de Cali. Bustou defendeu os Diabos Vermelhos de 1998 até 2004. Ferreira jogou por lá de 2000 a 2005. A dupla também se reencontrou recentemente na seleção da Colômbia.