A Federação Internacional de Volleyball (FIVB) deve decretar oficialmente hoje Larissa e Juliana como campeãs do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2006. Para assegurar o bicampeonato, a dupla brasileira, que foi campeã em 2005, só precisa vencer uma partida nas areias de Porto Santo, em Portugal. ?Independente de termos que ganhar apenas uma partida, queremos vencer o campeonato, somar mais um título. Não estamos em Portugal com a intenção de sair com uma vitória em um jogo só. Nosso dever de casa ainda não está cumprido?, afirmou Juliana.
No último sábado, em Fortaleza, Larissa e Juliana superaram a marca de Adriana Behar e Shelda no Circuito Banco do Brasil ao garantirem presença pela 17.ª vez consecutiva em uma final na competição. Na decisão da etapa cearense, ainda derrotaram Renata e Talita por 2 sets a 1. ?Comemoramos um pouco. Para nós é importante estarmos conquistando títulos e quebrando recordes?, completou a atleta.
A etapa portuguesa do Circuito Mundial, a 12.ª do torneio feminino de um total de 15, conta com três duplas brasileiras. Além de Larissa/Juliana, o País está representado também por Renata/Talita e Ana Paula/Leila. As principais adversárias das parcerias do Brasil prometem ser as chinesas Wang/Tian Jia, vice-líder do ranking mundial, e Zhang Xi/Xue.
Com a oficialização do bicampeonato de Larissa e Juliana, confirma-se também a posição do Brasil no topo do Circuito Mundial. De 92 para cá, em 14 edições da competição, o vôlei de praia feminino brasileiro só não levou o título três vezes. Em 92, a norte-americana Karolyn Kirby sagrou-se campeã ao lado de Nancy Reno, e em 93, jogando com Liz Masakayan. Já em 2002, a vitória foi de Walsh e May, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas, também dos Estados Unidos.