Será em Curitiba o lançamento mundial do footsack, o sexto esporte criado no Brasil, com registro no Ministério dos Esportes. A nova modalidade mistura diversos esportes, como futevôlei e footbag, e será demonstrada neste domingo (26), às 11h45, no Parque Barigüi. Durante o lançamento, será anunciada a criação da Federação de Footsack, com indicação do prefeito Beto Richa como representante.
“A Prefeitura apóia esta nova modalidade esportiva, que surgiu graças à criatividade de curitibanos. Entre as qualidades do novo esporte, estão o grande poder de sociabilização e o desenvolvimento corporal e motor, ajudando na formação de jovens”, afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin. Como os outros cinco esportes brasileiros, o footsack é uma derivação do futebol, contendo características de modalidades praticadas na Oceania.
A idéia de criar o footsack partiu do curitibano Marcos Juliano Ofenbock, após viagem à Austrália, onde conheceu o footbag. Ofenbock afirmou que ficou encantando com esta modalidade esportiva, em que uma pessoa faz malabarismo com uma pequena bola, usando apenas o pé. “Percebi que este esporte poderia ser adotado no Brasil, que é a terra do futebol”, conta.
Com um grupo de amigos, Ofenbock aperfeiçoou idéia e o conceito do footsack, estudando outras modalidades, como o asiático sepak-takraw, o tênis e o futevôlei, que também é um esporte brasileiro.
O resultado deste trabalho foi a criação de uma modalidade que é jogada em um quadra com 10 metros por comprimento por 5 metros de largura. No meio da quadra, uma rede a 1,5 metro do chão.
O esporte pode ser disputado de forma competitiva ou recreativa. Nas competições, os atletas podem disputar partidas em dupla ou simples, como o tênis. As disputas dos jogos são feitas com os pés, inclusive o saque.
As bolas têm 5 centímetros de diâmetros e pesam 50g, feitas em crochê. Elas são recheadas com material reciclado de garrafas PETs (plástico de politereftalato de etila).