Kobe Bryant provou na noite de terça-feira (10) porque foi escolhido como o melhor jogador da temporada da NBA. No terceiro jogo da série melhor-de-sete da final, ele comandou a vitória do Lakers sobre o Celtics, por 87 a 81. Apesar disso, o time de Boston ainda lidera o confronto, por 2 a 1 – os dois voltam a se enfrentar nesta quinta, novamente em Los Angeles.

continua após a publicidade

Depois de duas vitórias seguidas do Celtics em Boston, o Lakers teve a chance de fazer o primeiro jogo em seu ginásio na noite de terça-feira. E, sob o risco de sofrer uma derrota que praticamente acabaria com suas chances de ser campeão, o time de Los Angeles mostrou sua força e conseguiu equilibrar a disputa pelo título da liga norte-americana de basquete.

E o maior responsável pela reação do Lakers foi Kobe Bryant. Com um verdadeiro líder do time, ele assumiu o controle do jogo nos momentos decisivos – no último minuto, por exemplo, fez duas cestas seguidas, apesar da forte marcação de Ray Allen, que definiram a vitória. No final, ele terminou a partida de terça-feira com 36 pontos e sete rebotes.

"Tentamos nos manter calmos", revelou Kobe Bryant, lembrando da pressão por estar perdendo a série por 2 a 0. "Não era o fim do mundo. Eles fizeram um grande trabalho em casa. E nós tínhamos que vir aqui e fazer o mesmo. Sempre acreditei que poderíamos ganhar".

continua após a publicidade

Mas Kobe Bryant não esteve sozinho na vitória do Lakers. Ele teve a ajuda preciosa de um reserva, o esloveno Sasha Vujacic, que ficou quase 28 minutos em quadra e conseguiu surpreendentes 20 pontos. O restante do time de Los Angeles, porém, esteve abaixo da média – o melhor foi o espanhol Pau Gasol, com nove pontos e 12 rebotes.

"Kobe Bryant esteve fantástico, mas Vujacic foi o fator decisivo do jogo", admitiu o técnico do Celtics, Doc Rivers, ao comentar a derrota de terça-feira. "Nós podemos ganhar quando Kobe joga bem. Mas desde que consigamos bloquear os demais jogadores deles".

continua após a publicidade

Além de não conseguir parar Kobe e Vujacic, o Celtics não teve uma boa produção ofensiva. Dos seus três astros, apenas Ray Allen foi bem, com 25 pontos. Enquanto isso, Paul Pierce, com apenas seis pontos, e Kevin Garnett, com 13 pontos e 12 rebotes, estiveram bem abaixo do que podem render.

Agora, na noite desta quinta-feira (12), o Los Angeles Lakers aposta novamente no fato de jogar no Staples Center, ginásio onde venceu os nove jogos dos playoffs que fez até agora, para empatar a série final da NBA. Enquanto isso, o Boston Celtics tenta frear a reação adversária e, assim, somar uma vitória que o deixaria muito perto do título.