O Los Angeles Lakers mostrou que pode repetir o título da última temporada e abriu 1 a 0 na final da NBA ao derrotar o Boston Celtics por 102 a 89, na noite de quinta-feira, em casa. Kobe Bryant, com 30 pontos e Pau Gasol, com 23 pontos e 14 rebotes, foram mais uma vez os destaques da equipe.
Já Ron Artest fez 15 pontos no primeiro jogo da 12ª final entre as duas equipes, que foi marcado pelo contato físico, assim como havia ocorrido nas seis partidas da decisão de 2008, vencida pelo Celtics.
Paul Pierce conseguiu 24 pontos e Kevin Garnett contribuiu com 16 para o Boston, que sempre esteve atrás no placar e precisará quebrar um retrospecto impressionante de Phil Jackson, que venceu 47 séries consecutivas de playoffs depois de triunfar na primeira partida no comando de Lakers e Chicago Bulls.
Ray Allen anotou 12 pontos nos apenas 27 minutos em que esteve em quadra, por ter sofrido com as faltas cometidas na tentativa de marcar Bryant. Já Garnett conseguiu apenas quatro rebotes e também teve dificuldades para parar Gasol.
O segundo jogo da final entre Los Angeles Lakers e Boston Celtics será disputado no domingo, novamente em Los Angeles.